Inovação

Google lança guia gratuito para redações voltado para a inovação no jornalismo

Redação Hypeness - 25/08/2021

O Google News Initiative, braço de inovação em jornalismo da empresa americana, desenvolveu um manual de dicas e boas práticas voltado para startups de jornalismo digital. O Playbook de Startups traz um conteúdo amplo que pretende facilitar a vida de quem quer criar uma startup de notícias digitais como um negócio sustentável. O conteúdo é gratuito e pode ser acessado aqui

– Escute um quadro de Kandinsky pelo novo projeto do Google que nos permite ouvir cores

Playbook do Google News Initiative é uma espécie de manual para o jornalismo digital.

O material é dividido em seis capítulos que orientam profissionais da área a como traçar um bom plano de negócios dentro da startup. O Playbook ainda inclui orientações para organização administrativa, identificação de fontes de financiamento e receita no capítulo “Guia de Iniciação”. 

De acordo com Fabiana Zanni, coordenadora da edição do Startup Lab da Google News Initiative no Brasil, a proposta é oferecer um ponto de partida para empreendedores da área. No entanto, ela também acaba sendo uma grande fonte de contatos e dicas de onde buscar mais informação. 

– 20 imagens poderosas deste concurso de fotojornalismo para refletir sobre a humanidade

É um ponto de partida para acessar uma série de referências, instituições que podem ser muito úteis. É um material muito rico, especialmente diante da falta de programas específicos de aceleração e programas de startups focados no jornalismo. Não é fácil encontrar literatura e referências”, observa.

Todo conteúdo do Playbook nasceu a partir de encontros organizados pela Google Newws Initiative ao redor do mundo, por meio de seu Startup Lab. No Brasil, a primeira turma do programa teve início em outubro do ano passado e terminou em maio. 

Esperamos que o Playbook seja útil para novas organizações jornalísticas, que têm demonstrado sucesso diversificando modelos de negócios, desenvolvendo produtos inovadores e gerando receita por meio da tecnologia”, finalizou Zanni. 

– Rede Wayuri: o coletivo de jornalismo criado por jovens indígenas que faz toda a diferença na Amazônia

Publicidade

Fotos: Google/Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.