Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Os eventos climáticos extremos seguem mexendo com a estruturas do Planeta Terra. Depois de recordes de temperaturas frias no inverno brasileiro e temperaturas elevadíssimas no Hemisfério Norte, acompanhas de grandes chuvas e enchentes, a mudança climática atingiu também a Groelândia. Desde o dia 28 de julho o território passou por um “evento de derretimento massivo”, perdendo cerca de 8 bilhões de toneladas de gelo por dia.
Média do derretimento na Groelândia é o dobro do era previsto para todo o verão no Hemisfério Norte
De acordo com pesquisadores dinamarqueses a temperatura chegou a 20°C e os derretimentos aconteceram em níveis alarmantes. O volume de gelo derretido em apenas uma semana seria suficiente para cobrir o estado da Flórida, nos Estados Unidos, com cinco centímetros de água.
O monitoramento é feito pelo Instituto Meteorológico Dinamarquês, que alertou que a média diária do derretimento de gelo é o dobro do que era previsto para todo o verão. Em 2019 a região já passou por uma situação semelhante, que teve um derretimento inclusive maior, em termos de gigatoneladas. A área onde o derretimento acontece em 2021, entretanto, é maior do que aquela de dois anos atrás.
Massive melting event in Greenland. While not as extreme as in 2019 in terms of gigatons (left image – but still would be enough to cover Florida with two inches of water), the area over which melting takes place (right image) is even a bit larger than two years ago. pic.twitter.com/rEeDIlYTA7
— Polar Portal (@PolarPortal) July 29, 2021
Vale destacar que a Groelândia acumula a segunda maior massa de gelo do planeta, atrás apenas da Antártida. A região vem sofrendo com o derretimento desde 1990, e o processo acelerou a partir do anos 2000. De acordo com a agência de notícias Agence France-Presse (AFP), a perda de gelo nos últimos anos é quatro vezes maior do que antes da virada para o século 21.
Onda de calor na Europa compromete cobertura de gelo da Groenlândia
Para dar uma dimensão dos riscos provocados pela mudança climática, um estudo divulgado em agosto de 2020 pelo periódico International Journal of Climatology alertou que caso as tendências de aquecimento global continuem, o nível das águas dos oceanos poderá sofrer um aumento de ao menos 10 centímetros até o final do século 21.
Publicidade
Aproveitar a Black Friday para comprar livros em promoção que consigam auxiliar nas difíceis tarefas de expandir os...
A pandemia do novo Coronavírus já está transformando nossas vidas de maneira nunca antes vista – e aparentemente...
Quem penava para ler as horas no relógio analógico agora não está mais sozinho. No Reino Unido, as escolas...
Tiffany & Co acaba de laçar uma coleção moderna e ousada de anel de compromisso convencional que a maioria dos...
A máxima de que, dependendo do valor oferecido, tudo em verdade está à venda é levada ao máximo pela empresa...
O próprio nome já sugere que não há limites para o que a Impossible Foods é capaz de realizar para oferecer...
Os carros autônomos, veículos conduzidos através de computadores e sem a presença de um motorista humano, ainda...
Consequência da vida cada vez mais acelerada que levamos, segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 4...
Conversas sobre telefones com telas para ver a pessoa do outro lado, máquinas de teletransporte e carros voadores eram...