Arte

Projeto valoriza artistas mulheres com projeto de capacitação

Redação Hypeness - 20/08/2021 | Atualizada em - 10/09/2021

Moda feminina e arte andam lado a lado. E para valorizar não só nosso look, mas a trajetória, o trabalho de mulheres na arte, e as conexões, nasce a nova coleção Ipanema Arte Conecta, que convidou três artistas de diferentes cidades para ilustrarem os calçados que são a cara do Brasil.

Em seu quarto ano apoiando a arte feminina, a marca convida Juliana Fervo, Naíma Almeida e Aju Paraguassu para cocriarem novas sandálias e transformarem a coleção em uma grande plataforma de divulgação dos trabalhos de mulheres das artes.

Quando o assunto é conforto, sandálias já vêm à mente. Acessório perfeito para todas as ocasiões, os calçados compõem nosso look perfeitamente, combinando estampas e texturas.

Esta nova campanha fala sobre a importância de dar espaço para as mulheres e do incentivo à profissionalização no mundo das artes.

São dois modelos feitos para todas as ocasiões. A Envolvente é uma sandália de dedo prática e confortável, do jeito que a gente ama. Já a Urban tem um design moderno e novo na marca, com uma tira central mais larga e impactante, confortável e a cara do streetwear. Ambos os modelos estão disponíveis nas três estampas inéditas criadas pelas artistas.

Processo criativo Ipanema Arte Conecta

Juliana Fervo é pernambucana e moradora do Rio de Janeiro. Autodidata, começou a trabalhar no universo artístico muito cedo até se tornar artista plástica, grafiteira e ilustradora.

Com muita dedicação e empenho, Juliana criou uma identidade própria e um estilo floral característico, inspirada tanto pela arte urbana, quanto pela natureza e pela ancestralidade.

“Foi maravilhoso e emocionante poder criar uma estampa para a Ipanema, poder conectar minha arte, minhas cores e inspirações com milhares de mulheres pelo Brasil é uma realização”, conta Juliana.

Naíma Almeida é uma artista gráfica paulistana que usa o desing como base para suas criações. Apaixonada por grafismo e por cores vivas, ela fez uma ousada criação inspirada nos biomas brasileiros, para representar as diversas regiões do país.

“Ter a oportunidade de estampar uma sandália da Ipanema conecta muito com o que eu gosto de fazer, que é sempre testar esses outros suportes para minha arte, eu gosto muito de variar neste sentido e de testar materiais e cocriar com a marca foi uma experiência muito positiva e um processo com muita liberdade”, comemora Naíma.

Já Aju Paraguassu é uma “mensageira visual”, nascida e criada na belíssima Chapada Diamantina. Para a coleção Arte Conecta, ela foi buscar suas vivências e ancestralidade inspiração para este trabalho que reflete uma cosmovisão Afro-Indigena nas estampas.

As conexões passam pelas águas no Rio Paraguassu, local onde cresceu e traz uma homenagem à sua avó, que também carrega esse nome; até chegar ao chão de terra da casa de sua mãe, para onde volta sempre que precisa se refazer e se conectar com suas origens.

“No processo de criação das estampas para Ipanema o que fez toda diferença para mim, a marca me convidou para um trabalho autoral. Pude explorar o meu trabalho individual enquanto mensageira visual, aquilo que eu desenvolvo me livrando da expectativa do outro, algo que é muito mais interno do que externo, é uma oportunidade de fruir”, explica Aju Paraguassu.

Curso WoW Ipanema 2021

O incentivo à arte feminina já faz parte do DNA da marca. Desde 2018, Ipanema intensifica o propósito de valorização do trabalho feminino através de parcerias, divulgação e também de mentoria.

Dentro deste propósito, a marca uniu forças com a iniciativa Women on Walls (WOW), participando da segunda edição do programa anual de profissionalização exclusivo para mulheres com a formação de 60 novas artistas.

O objetivo do programa é incentivar a equidade de gêneros no mercado artístico e refletir sobre a subjetividade da mulher na arte contemporânea urbana. O projeto contou com mais de 20 aulas ministradas por artistas expressivas no universo artístico.

“A parceria com a Ipanema foi o perfeito match na realização do WOW 2021. Com esta iniciativa, Ipanema amplia seu legado para além da contratação de artistas e tem como contribuição a formação de diversas novas mulheres, do Brasil e do mundo, que irão brilhar no mercado da arte após toda capacitação e amparo que oferecemos. É uma verdadeira alegria e satisfação fazer parceria com marcas assim, que transformam de forma genuína e positiva as vidas de muitas mulheres”, Marina Bortoluzzi, curadora de arte, co-fundadora do Instagrafite e idealizadora do WOW.

Neste sentido, Arte Conecta traduz o poder dessas artistas e promove conexões reais entre a mulher que faz a arte, com aquela que veste as sandálias. Um convite para caminhar confortavelmente, desfilando com a potência dessas três diversas e intensas artistas brasileiras.

Publicidade

Fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.