Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Moda feminina e arte andam lado a lado. E para valorizar não só nosso look, mas a trajetória, o trabalho de mulheres na arte, e as conexões, nasce a nova coleção Ipanema Arte Conecta, que convidou três artistas de diferentes cidades para ilustrarem os calçados que são a cara do Brasil.
Em seu quarto ano apoiando a arte feminina, a marca convida Juliana Fervo, Naíma Almeida e Aju Paraguassu para cocriarem novas sandálias e transformarem a coleção em uma grande plataforma de divulgação dos trabalhos de mulheres das artes.
Quando o assunto é conforto, sandálias já vêm à mente. Acessório perfeito para todas as ocasiões, os calçados compõem nosso look perfeitamente, combinando estampas e texturas.
Esta nova campanha fala sobre a importância de dar espaço para as mulheres e do incentivo à profissionalização no mundo das artes.
São dois modelos feitos para todas as ocasiões. A Envolvente é uma sandália de dedo prática e confortável, do jeito que a gente ama. Já a Urban tem um design moderno e novo na marca, com uma tira central mais larga e impactante, confortável e a cara do streetwear. Ambos os modelos estão disponíveis nas três estampas inéditas criadas pelas artistas.
Juliana Fervo é pernambucana e moradora do Rio de Janeiro. Autodidata, começou a trabalhar no universo artístico muito cedo até se tornar artista plástica, grafiteira e ilustradora.
Com muita dedicação e empenho, Juliana criou uma identidade própria e um estilo floral característico, inspirada tanto pela arte urbana, quanto pela natureza e pela ancestralidade.
“Foi maravilhoso e emocionante poder criar uma estampa para a Ipanema, poder conectar minha arte, minhas cores e inspirações com milhares de mulheres pelo Brasil é uma realização”, conta Juliana.
Naíma Almeida é uma artista gráfica paulistana que usa o desing como base para suas criações. Apaixonada por grafismo e por cores vivas, ela fez uma ousada criação inspirada nos biomas brasileiros, para representar as diversas regiões do país.
“Ter a oportunidade de estampar uma sandália da Ipanema conecta muito com o que eu gosto de fazer, que é sempre testar esses outros suportes para minha arte, eu gosto muito de variar neste sentido e de testar materiais e cocriar com a marca foi uma experiência muito positiva e um processo com muita liberdade”, comemora Naíma.
Já Aju Paraguassu é uma “mensageira visual”, nascida e criada na belíssima Chapada Diamantina. Para a coleção Arte Conecta, ela foi buscar suas vivências e ancestralidade inspiração para este trabalho que reflete uma cosmovisão Afro-Indigena nas estampas.
As conexões passam pelas águas no Rio Paraguassu, local onde cresceu e traz uma homenagem à sua avó, que também carrega esse nome; até chegar ao chão de terra da casa de sua mãe, para onde volta sempre que precisa se refazer e se conectar com suas origens.
“No processo de criação das estampas para Ipanema o que fez toda diferença para mim, a marca me convidou para um trabalho autoral. Pude explorar o meu trabalho individual enquanto mensageira visual, aquilo que eu desenvolvo me livrando da expectativa do outro, algo que é muito mais interno do que externo, é uma oportunidade de fruir”, explica Aju Paraguassu.
O incentivo à arte feminina já faz parte do DNA da marca. Desde 2018, Ipanema intensifica o propósito de valorização do trabalho feminino através de parcerias, divulgação e também de mentoria.
Dentro deste propósito, a marca uniu forças com a iniciativa Women on Walls (WOW), participando da segunda edição do programa anual de profissionalização exclusivo para mulheres com a formação de 60 novas artistas.
O objetivo do programa é incentivar a equidade de gêneros no mercado artístico e refletir sobre a subjetividade da mulher na arte contemporânea urbana. O projeto contou com mais de 20 aulas ministradas por artistas expressivas no universo artístico.
“A parceria com a Ipanema foi o perfeito match na realização do WOW 2021. Com esta iniciativa, Ipanema amplia seu legado para além da contratação de artistas e tem como contribuição a formação de diversas novas mulheres, do Brasil e do mundo, que irão brilhar no mercado da arte após toda capacitação e amparo que oferecemos. É uma verdadeira alegria e satisfação fazer parceria com marcas assim, que transformam de forma genuína e positiva as vidas de muitas mulheres”, Marina Bortoluzzi, curadora de arte, co-fundadora do Instagrafite e idealizadora do WOW.
Neste sentido, Arte Conecta traduz o poder dessas artistas e promove conexões reais entre a mulher que faz a arte, com aquela que veste as sandálias. Um convite para caminhar confortavelmente, desfilando com a potência dessas três diversas e intensas artistas brasileiras.
Publicidade
Não é preciso esforço maior do que uma busca no Google para perceber que o mundo das artes é predominantemente...
O dinheiro que hoje rege nossas vidas um dia foi uma abstrata invenção, que precisou ser acordada, convencionada e...
Ao longo dos quase 90 anos de existência da Copa do Mundo, apenas duas edições não foram realizadas respeitando o...
Latifah Hassan abriu um sorrisão daqueles quando recebeu a mensagem de Fabiana Mansur em seu celular. Era um pedido...
Frio na barriga e ansiedade fazem parte do roteiro de quem anda de avião pela primeira vez. Concordam? No entanto,...
O ano mal começou e as ruas de São Paulo e diversas outras cidades do Brasil já estão fervendo. O aumento das...
O samba não tem dono, mas como todo império que se preze, o samba tem uma rainha – e é determinante que o tempo...
Das bençãos de não bater cartão: numa terça-feira logo após o almoço, minha mulher e eu dirigíamos...
Segundo a legislação, para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária reconheça uma droga como um medicamento...