Arte

Mamilos: cartaz de novo filme de Almodóvar censurado no Instagram reforça machismo da rede

Redação Hypeness - 11/08/2021

O pôster do novo filme de Pedro Almodóvar já caiu nas garras no Instagram. A arte de divulgação de ‘Madres Parallelas’, que estrela Penélope Cruz, foi retirada da rede social por mostrar um mamilo em um contexto artístico. No pôster, uma gota de leite sai de um mamilo, que está emoldurado por uma tela vermelha, como um olho que chora. Você pode ver a imagem aqui:

– Especial topless: o tabu dos mamilos no país do fio dental 

Pôster do artista Jávier Jaen foi retirado das redes sociais por conter essa imagem tão agressiva: o peito de uma mulher, coisa que todos nós vemos desde que somos bebês

O artista esclareceu que quando a criação foi aprovada, o medo da censura nas redes sociais já pairava. “Não éramos inocentes. Pensamos: ‘Gostamos do cartaz, mas e se não pudermos divulgá-lo na internet?’ Isso me deixou muito triste, porque poderia cair numa espécie de autocensura. Decidimos não apagar o pôster só porque alguém do Instagram achou que precisa proteger o mundo de uma imagem que é provavelmente a primeira coisa que eu vi quando era bebê”, explica Jaen ao Splash, do UOL.

– #FreetheNipples: protesto em sede do Facebook pede fim da censura a mamilos 

“Sou privilegiado de sofrer isso como um designer gráfico fazendo um pôster. Mas penso nas pessoas que estão ouvindo da plataforma que seus corpos e seios são errados”, completou.

Ao LA Times, o Instagram se comprometeu a não retirar publicações com a imagem do ar e irá restaurar as já atingidas pela censura. “Em um primeiro momento, removemos diversos conteúdos com essa imagem por violar nossas regras de nudez. No entanto, abrimos exceções para permitir a nudez em certas circunstâncias, incluindo quando há um contexto artístico claro”, disse a empresa em nota.

– Após multa a seios de Janet Jackson, fãs questionam mamilos livres de Adam Levine no Super Bowl

‘Madres Parallelas’, novo filme de Almodóvar, conta com Penélope Cruz, Aitana Sánchez-Gijón e Milena Smit. Com estreia prevista para 11 de novembro de 2021, o filme será distribuído pela Netflix e, segundo Almodóvar, é uma volta ao seu cinema com temas feministas.

Publicidade

Fotos: Destaques: Divulgação Foto 1: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.