Debate

Mano Brown pede liberdade de Galo; ativista ligado ao incêndio de Borba Gato será solto, decide STJ

Redação Hypeness - 05/08/2021

A prisão de Paulo ‘Galo’ Lima, ativista que assumiu participação no ato que incendiou a estátua do Borba Gato, tem se tornado um dos principais temas de debate na política brasileira. No dia de ontem, Mano Brown, frontman dos Racionais MCs, pediu a liberdade de Galo. No dia de hoje, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou o habeas corpus ao paulistano e ele será solto nessa tarde.

Entenda: Paulo Galo, líder dos Entregadores Antifascistas, é preso em investigação do incêndio de Borba Gato

Paulo ‘Galo’ de Lima será libertado na tarde dessa quinta-feira (5)

Paulo Galo está detido desde a última quarta-feira (28). O ‘político de rua’, como se autodeclara, foi um dos principais nomes por trás das greves dos entregadores de aplicativo no ano passado. Ele assumiu participação no ato que incendiou a estátua de Borba-Gato, bandeirante paulista conhecido pelo estupro e morte de negros e indígenas durante os tempos da colonização.

Entenda: Borba Gato, com estátua incendiada em SP, comandou genocídio contra indígenas e escravizou negros 

Galo assumiu participação no ato, mas a prisão preventiva contra o ativista político não foi justificada. No dia 28, ele e sua esposa – que não teve participação na ação – foram detidos. Géssica foi liberada dois dias depois, mas Paulo continuou preso.

O pedido de prisão preventiva de Galo foi renovado após os primeiros cinco dias de detenção porque, segundo os delegados, o ativista não estava fornecendo os nomes das pessoas que participaram do ato junto dele. Foi exatamente isso: a polícia tentou forçá-lo a falar através do emprisionamento.

O caso gerou repercussão nas redes sociais e diversas personalidades, incluindo Mano Brown, se posicionaram a favor de Paulo Galo:

– Ex-jogador do Fluminense quer estátua de Rebeca Andrade no lugar de Borba Gato

Nessa tarde, o Superior Tribunal de Justiça concedeu liminar em favor de Galo, que será solto e poderá responder ao inquérito e a eventuais processos em liberdade.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.