Matemática: ciência encontra pistas para entender habilidades na hora de fazer contas

Redação Hypeness - 20/08/2021

Da próxima vez que alguém te pedir para fazer um cálculo e você se enrolar, saiba que a ciência possivelmente já tem uma explicação para te ajudar. Em vez de falar algo como “desculpe, eu sou de humanas“, opte por “desculpe, são meus índices de glutamato e Gaba“.

– Cientistas descobrem como transferir a capacidade de aprendizado do seu cérebro

A resposta parece difícil mas é simples de entender: pesquisadores da Universidade de Oxford identificaram que o maior ou menor número desses dois neurotransmissores, glutamato e gaba, interferem na habilidade de cada pessoa para lidar com números.

O estudo foi feito analisando o cérebro de 255 pessoas, desde crianças de seis anos até jovens adultos. Para isso, todos foram submetidos a exames de ressonância magnética e realizaram provas de lógica e cálculos. Os resultados foram publicados na revista “Plos Biology“, no fim do mês passado.

– Espinafre é segredo para uma vida longa e saudável, apontam estudos

Os cientistas já sabiam que essas duas substâncias se relacionavam aos níveis de aprendizado, mas não sabiam que elas fariam você ir melhor ou pior num teste de matemática.

Quanto maior o número de aminoácidos Gaba e menor o número de glutamato no cérebro dos voluntários mais jovens, maior era o talento na arte de calcular. Já entre os jovens em idade universitária aconteceu o contrário: quanto maiores os índices de glutamato e menores os de Gaba, melhores os resultados eram.

Enquanto algumas pessoas consideram a matemática intuitiva e têm sucesso nesse tópico, é estimado que uma em cada cinco pessoas tem dificuldades com essa área”, afirmaram os autores do artigo.

Fotos: Unsplash