Ciência

Meteoro rasga céu de SC e atinge velocidade de 200 mil km/h em 3 segundos; veja vídeo

Redação Hypeness - 13/08/2021

A chuva de meteoros Perseidas alcançou o seu pico na noite de quarta-feira (11) e proporcionou uma visão privilegiada no céu de Santa Catarina durante 3,8 segundos. 

Esta é uma chuva de meteoros esperada todos os anos, entre os meses de julho e agosto, quando a Terra, em seu movimento de rotação, encontra os destroços deixados pela passagem do cometa 109P/Swift-Tuttle. Assista ao fenômeno: 

Saiba mais: Lua Azul é destaque do mês. Confira o calendário astronômico de agosto

Também foi possível ver o fenômeno de São Paulo e do Mato Grosso. Acima, um meteoro no céu de Santa Catarina

De acordo com astrônomo amador e astrofotógrafo Gabriel Zaparolli, o fenômeno captado por suas câmeras atingiu mais de 200 mil km/h. Segundo ele, o brilho do meteoro teve início a uma altitude de mais de 100 km sobre o município de Blumenau, no Vale do Itajaí, e se apagou sobre Bom Jardim da Serra, na serra catarinense.

– Cientistas divulgam mapa inédito com tudo que você queria saber sobre a Lua

– Astrônomo amador usa dados de 2003 para descobrir Lua de Júpiter

Veja o vídeo: 

De acordo com o também astrônomo amador Jocimar Justino, que possui uma estação de monitoramento de meteoros em Monte Castelo, no Norte, não fossem as nuvens densas no céu de Santa Catarina, seria possível ver a chuva de meteoros com ainda mais clareza – por causa das condições do tempo, nenhum membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) em Santa Catarina conseguiu registros. 

Publicidade

Foto: Reprodução/Gabriel Zaparolli


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.