Design

Mochila adaptável é lançada com design para facilitar o uso em cadeiras de rodas

Vitor Paiva - 16/08/2021 | Atualizada em - 17/08/2021

As práticas inclusivas são muito mais do que simbólicas: em muitos casos podem melhorar o dia a dia e, assim, a vida prática e efetiva de pessoas, por exemplo, com necessidades físicas especiais. É esse o espírito da novidade da loja estadunidense Target, ao criar uma mochila especialmente projetada para ser utilizada em cadeiras de rodas: com ganchos especiais e alças ajustáveis, a “Adaptive Backpack” ou mochila adaptável é oferecida pela loja em tamanhos e cores diferentes, com modelos para crianças e adultos.

“Adaptive Backpack” da Target

A “Adaptive Backpack” se adapta às costas da cadeira com segurança

-Estudante cria mochilas para ajudar refugiados feitas a partir dos coletes e botes descartados por eles

O desenho especial do modelo tem como função permitir que a mochila seja acoplada às costas da cadeira de rodas sem arrastar nenhuma parte nem arriscar que uma alça ou outro elemento se prenda à roda ou algum obstáculo no caminho. Com cerca de 43 centímetros de altura, a mochila traz um compartimento para carregar um laptop, e diversos outros bolsos e partes menores para facilitar a organização e o carregamento do que for necessário – trata-se de modelo pensado tanto para escola e universidade quanto para necessidades de trabalho, em um escritório, por exemplo.

“Adaptive Backpack” da Target

O modelo apresenta bolsos diversos e de fácil acesso

“Adaptive Backpack” da Target

A mochila vem em modelo “adulto” e “infantil”

-Tommy Hilfiger cria linha de roupas para pessoas com deficiência

A “Adaptive Backpack” pode, no entanto, servir para qualquer contexto e não somente o profissional, e os modelos “adultos” vem nas cores preta, azul e lilás. O modelo infantil vem com estampas especiais, de arco-íris, unicórnio, dinossauro e tubarão, mas nada impede que crianças de todas as idades se aventurem por aí com sua mochila estampada. Além do espaço para o laptop e os zíperes e bolsos internos, o espaço da parte principal da mochila é especialmente vasto.

“Adaptive Backpack” da Target

O design é adaptado também para a necessidade do uso de tubos e cabos especiais

“Adaptive Backpack” da Target

O espaço interno é vasto e comporta um laptop de até 15 polegadas

-Com uma simples solução de design, empresa brasileira cria mochila antifurto

Vale lembrar que a mochila também é adaptada para a eventual necessidade de uso de tubos e cabos – não é complicado, portanto, compreender o grande sucesso que o modelo vem fazendo ao servir como oferta precisa para uma evidente demanda de mercado. Assim, mais da metade dos modelos já se encontra esgotada no site da Target, que garante que novos estoques estão a caminho. A mochila para crianças é vendida por 19,99 dólares – equivalente a cerca de 105 reais – e o modelo adulto sai por 39,99 dólares, ou cerca de 210 reais.

“Adaptive Backpack” da Target

As estampas infantis são para crianças – de todas as idades

Publicidade

© fotos: Target/divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.