Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Os evidentes – e trágicos – efeitos do negacionismo e do movimento antivacina já são medidos em todo o mundo, e nos EUA já se diz que uma nova onda da pandemia vem se dando de forma inclemente e ao mesmo tempo localizada: exatamente entre aqueles que se recusaram a tomar o imunizante devido. No país que vacinou completamente metade de sua população, ainda que o número de casos letais venha caindo de modo geral justamente por conta da vacinação, os números de infecções vêm crescendo nas últimas semanas, e provocando mortes desenfreadas justamente nas regiões onde a resistência à vacina é maior.
Como era previsto, a vacina tem sido a diferença entre a vida e a morte nos EUA
-Covid mata religioso antivacina e que gravava vídeos zombando da pandemia
O preocupante quadro pandêmico atual nos EUA foi reportado pela BBC, mostrando que hoje a pandemia cresce e se espalha em especial nos estados reconhecidamente mais conservadores – em fenômeno que o que assessor da Casa Branca para doenças infecciosas, Anthony Fauci, chamou recentemente de uma “pandemia entre os não vacinados”. Segundo o médico Vivek Muthy, porta-voz do país para saúde pública, no momento 99,5% das cerca de 3 mil mortes semanais que ainda sucedem nos EUA por conta da Covid-19 se deram entre pessoas que não foram ainda vacinadas.
Jovem recebe dose na Califórnia, um dos estados com mais alto índice de vacinação no país
-‘Maior erro da vida’, diz professor que não se vacinou e teve covid grave
Os EUA atualmente contabilizam cerca de 165 milhões de pessoas totalmente vacinadas – cerca de 50,4% da população – e 192 milhões com pelo menos uma dose – equivalente a 58,7% da população total –, algumas regiões hoje veem os números de casos e óbitos voltarem a sair do controle. De maioria republicana, estados como Alabama, Misisipi, Arkansas, Georgia, Tennessee, Oklahoma têm menos de 40% da população completamente vacinada, e apresentam crescimento intenso em casos e óbitos – especialmente comparados, por exemplo, a estados como Vermont e Massachusetts, onde a imunização supera a cada dos 65%, e a situação se apresenta consideravelmente mais controlada.
Apoiadores de Trump carregam cartaz contra a vacinação nos EUA
-Antivacina morto pela covid tirou foto com respirador para mostrar arrependimento
A propagação da variante Delta no país torna tal quadro ainda mais grave. Por se tratar de uma forma mais contagiosa e letal, a situação pode se tornar realmente emergencial em tais regiões e entre as populações. Aos poucos, as medidas de afrouxamento e mesmo de retirada dos protocolos que começavam a ser colocadas em prática no país vão sendo retomadas, e o uso de máscaras e distanciamentos novamente vão sendo exigidos enquanto a vacinação não avança ainda mais e mais rápido: algumas agências e empresas estão exigindo que seus funcionários tomem a vacina.
Criança em manifestação contra a obrigatoriedade do uso de máscaras no país – protocolo que também salva vidas
-Eric Clapton insiste em discurso negacionista antivacina e diz ter perdido amigos por suas opiniões
A situação nos EUA é um importante alerta não só para o país, mas para o resto do mundo: segundo dados oficiais, mais de 104 milhões de pessoas já tomaram a primeira dose no Brasil, em número equivalente a cerca de 49,14% da população do país. Em situação de completa imunização, porém, com duas doses tomadas, o número cai para pouco mais de 43 milhões de pessoas, equivalentes a 20,61% da população. Assim, é inevitável concluir que, se a vacinação não se acelerar por aqui, o futuro próximo será de uma “pandemia entre os não vacinados” em solo brasileiro.
Publicidade
A trágica medida dos cortes nos investimentos em ciência, pesquisa e educação pelo atual governo federal é...
A mais antiga estátua de madeira que se tem notícia foi esculpida na região dos Montes Urais, na Rússia, há mais...
Apesar do anúncio dos excelentes resultados obtidos pela CoronaVac ter sido feito com somente uma mulher na equipe,...
A planta mais solitária do mundo atende pelo nome de Encephalartos woodii. Típica do sul africano, ela foi descoberta...
Se você é fã de música, já quebrou o teclado do computador para comprar ingresso ou passou a noite na fila para...
O robô Perseverance, da Nasa, partiu da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, às 8h50 da manhã...
Já sabemos que cães passam por adolescência e que têm grande capacidade de diferenciar expressões humanas. Mas,...
Os Ursos-das-cavernas entraram em extinção há cerca de 15 mil anos, mas se quisermos saber como era tal espécie...
Nos dias de hoje, até onde vai nossa necessidade de filmar tudo ao redor? Cada passo da nossa vida, desde o...