Tecnologia

O que é ransomware e como ele afetou o sistema da Renner

Redação Hypeness - 20/08/2021

Nesse semana, a Renner foi vítima de um ransomware. Mas o que é ransomware? Esse tipo de ataque contra sistemas digitais se tornou cada vez mais comum. É bom ficar atento e seguir as dicas de segurança digital que recomendaremos nesse artigo para saber como se proteger de ransomwares.

O que é ransomware?

Ransomwares são ataques cibernéticos que ‘sequestram dados’ de pessoas e empresas. Basicamente, um hacker consegue criptografar sistemas e informações cruciais para o funcionamento de empresas ou dados importantes de pessoas. Depois que conseguir bloquear os dados, eles pedem um resgate em criptomoedas para o sequestro.

A prática se tornou cada vez mais comuns. Dessa vez, a vítima foi a Renner. A empresa ficou com seu e-commerce bloqueado, e diversos sistemas internos da empresa foram atacados. A empresa afirmou que está conseguindo se recuperar, mas, até o momento da publicação dessa matéria o site de vendas da loja de departamentos gaúcha não está no ar.

o que é ransomware

Rede de lojas sofreu ataque ransomware; companhia ainda não resolveu problemas do e-commerce

Em maio desse ano, a JBS teve de pagar um resgate de US$ 11 milhões para recuperar acesso aos seus sistemas depois de um ransomware provavelmente russo atacar a empresa.

O principal facilitador desse processo são as criptomoedas, que tornam as transações anônimas e inverificáveis. Dessa forma, hackers de todo o planeta podem operar crimes sem fronteiras e conseguir resgates no mundo todo sem problemas fiscais.

– William Bonner expõe falhas no sistema de auxílio na pandemia e denuncia fraude no CPF do filho

Mas não são somente empresas como Renner e JBS que podem ser vítimas desse tipo de ataque. Nessa semana, o Tesouro Nacional foi vítima de um ataque. Segundo o Ministério da Economia, um ataque foi feito contra o sistema da secretaria do Tesouro Nacional, mas não afetou os sistemas estruturantes do órgão público.

“Nesta primeira etapa, avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e os relacionados à Dívida Pública. As medidas saneadoras estão sendo tomadas”, disse o órgão em nota.

No ano passado, o Superior Tribunal de Justiça também foi vítima de um ataque similar. De alguma forma, isso mostra que até instituições de governo devem rever a segurança de seus sistemas para evitar invasões.

– Entenda o sistema que espionou ativistas e jornalistas; portal apontou interesse do governo brasileiro

“Precisamos de uma vigilância extrema, sabendo que a qualquer momento podemos ser atacados. E podemos usar as ferramentas que o mercado nos dá para se proteger. Treinamento é importante. Muitos funcionários acabam abrindo essas brechas porque não são treinados: a segurança de um sistema depende que os empregados saibam usá-lo. O governo brasileiro precisa contratar hackers para identificar vulnerabilidades no seu sistema”, afirma o especialista em segurança digital, Arthur Igreja, ao Olhar Digital.

Como se proteger de Ransomware

Os ransomwares também afetam pessoas físicas. E os casos não são raros. Mas como se proteger desse tipo de ataque?

como se proteger de ransomware

Como se proteger de ransomware: VPN, antivírus e autenticação de dois fatores são essenciais para segurança contra sequestro de dados

O primeiro passo é manter seu computador atualizado e utilizar um bom antivírus para se proteger dos ataques.

Mas só o antivírus pode não ser o suficiente: evite abrir e-mails de desconhecidos ou links em mensagens SMS de números que você não conhece.

– Aprenda a identificar câmeras de vigilância escondidas em apês alugados

Outra dica importante para se proteger de Ransomware é ativar a verificação de dois fatores em seus aplicativos e redes sociais, como WhatsApp, Facebook, Google e outras contas importantes.

Outra coisa crucial para segurança digital é utilizar uma Rede Privada Virtual (Virtual Private Network ou VPN). Elas criptografam seus pessoas e dão mais segurança para sua navegação.

 

Publicidade

Fotos: Foto 1: Divulgação Foto 2 e Destaques: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.