Sustentabilidade

Orcas nadam pertinho de pescadores que sentem ‘medo’ e ’emoção’; assista ao vídeo

Redação Hypeness - 12/08/2021

Pescadores que navegavam em águas próximas à cidade de Cananeia, no litoral sul de São Paulo, tiveram uma surpresa de encontrar orcas nadando bem pertinho de seus barcos. O registro foi feito nessa semana e acabou viralizando nas redes sociais.

– Orcas atacam embarcações na Europa e causam perplexidade: ‘Foi assustador’ 

As orcas são frequentemente associadas com a ideia de ‘baleia assassina’, mas há poucos registros de ataque do mamífero aos seres humanos

O registro foi feito por Marquinhos Zettritz, de 36 anos. O guia de pesca conduzia um passeio com pescadores e turistas e essa foi a primeira vez que ele viu os animais em 20 anos de profissão. A costa de Cananeia é conhecida pelas aparições de golfinhos e toninhas, mas esse é um dos primeiros registros da orca em vídeo na região.

– Drone flagra mulher sendo cercada por orcas enquanto nadava em vídeo impressionante 

Uma das orcas estava mais distante e a que estava mais perto chegou a passar por debaixo do barco. “Foi um momento incrível, uma reação de medo com emoção misturada. Eu ia filmar muito mais, só que um dos pescadores ficou com medo e pediu para sair de perto. Havia muita neblina também, aí perdi elas de vista”, afirmou Marquinhos ao UOL em entrevista.

Confia o vídeo feito pelo guia de pesca:

 

Mergulhador é engolido por baleia e diz: ‘abriu a boca para me cuspir’; veja vídeo

Orcas não são assassinas – e seu estado de conservação é incerto

Chamadas de baleias-assassinas, as orcas são animais bastante dóceis, na verdade. O nome é uma tradução do inglês killer whale, mas está bastante enganado. Primeiramente, as orcas não são baleias, são golfinhos. E nunca na história foi registrado um ataque de orcas contra seres humanos em mar aberto.

– Modelo posa grávida e nua em banheira para protestar contra o tratamento dado a mães orcas no Sea World 

Não se sabe estado de conservação desses animais, mas é certo que sua população se reduziu nos últimos anos devido à falta de alimentos

Esses animais fazem parte do conhecimento humano há milhares de anos. Seus primeiros registros datam do primeiro século da Era Comum. Elas são mais comumente encontradas no Pacífico Norte, na região próxima do Japão e da Rússia, mas também fazem aparições no litoral sul, já sendo avistadas no Rio de Janeiro e em Arraial do Cabo.

As orcas tem um comportamento social bastante complexo e nadam em grupos familiares extensos. Não existem dados claros para seu estado de conservação, mas é sabido que sua população se reduziu drasticamente nos últimos anos por conta da falta de alimento. A sua principal presa é o salmão-rei, que passou a ficar mais escasso na natureza por conta da pesca (ou seja, a ação humana).

– Grupo de Orcas é flagrado navegando pelas águas do Rio de Janeiro 

As interações entre seres-humanos e baleias se tornaram cada vez mais comuns nos últimos anos e muitas delas parecem agressivas, mas, segundo cientistas, a verdade é que essa é apenas uma brincadeira das orcas. “Partes de seus cérebros, como o sistema límbico, que você pode conceber como o processador emocional, são parecidas com o nosso”, explica a neurocientista Lori Marino à BBC.

 

Publicidade

Fotos: Reprodução/Youtube


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.