Fotografia

Os stories deste fotógrafo afegão são uma ótima maneira de acompanhar a situação em Kabul

Redação Hypeness - 25/08/2021 | Atualizada em - 27/08/2021


Desde a saída das tropas dos EUA do Afeganistão e a retomada do controle do poder pelo Talibã, a situação humanitária no país – que já era péssima – se tornou motivo de preocupação da comunidade internacional. O regime pachto-deobandi do Talibã – uma vertente extremista e étnica do Islã – é criticado ao redor de todo o planeta e dentro do próprio Afeganistão.

– Talibã assume controle de depósitos minerais de 1 trilhão de dólares no Afeganistão 

Nas lentes do fotógrafo Khyber Khan, membros do Talibã retiram a bandeira da montanha do parque Wazir Akbar Khan, centro do distrito 10, região onde se localizava o palácio do antigo governo afegão

Uma boa forma de entender o que está acontecendo e quais são as questões do novo governo do Talibã é acompanhar as fotografias de Khyber Khan. Com trabalhos para VICE, NatGeo, CBS e diversos outros veículos de notícia, esse fotógrafo nativo afegão possui registros visuais incríveis do que ocorre no ‘Cemitério de Impérios’.

– Afeganistão: como domínio Talibã afeta mais mulheres e garotas 

Khyber Khan é reconhecido pelo seu documentário ‘Unseen Afghanistan’, um documentário de imagens aéreas que retrata a incrível geografia do país. Mas agora, ele  que sempre teve uma relação com o Ocidente e é um declarado opositor do Talibã, registra a transformação do país que ocorre nas últimas semanas.

O fotógrafo não deixou o Afeganistão. Ele se mantém em Cabul, a capital do país, que foi retomada pelas forças do Talibã na semana passada.


– EUA gastou em 20 anos de guerra o suficiente para eliminar a fome e o aquecimento global 

Através das redes sociais, Khyber Khan vai atualizando seus seguidores sobre as transformações do país e envia mensagens de coragem à resistência que luta contra o Talibã, como ele, além de pessoas ao redor do planeta que são contra o novo governo instaurado no país.

Publicidade

Fotos: © Khyber Khan


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.