Arte

OsGemeos: grafite no Museu Oscar Niemeyer revolta bisneto de arquiteto: ‘É uma afronta’

Yuri Ferreira - 27/08/2021


A dupla de grafiteiros OsGemeos é uma das atrações do Museu Oscar Niemeyer, localizado em Coritiba. Mas a exposição dos renomados artistas visuais trouxe críticas de um dos bisnetos do icônico arquiteto brasileiro: uma parte da obra consiste em um grafite na parte externa do edifício em que o museu é localizado e, segundo o descendente de Niemeyer, a intervenção seria um ‘afronte’.

– OsGemeos oferece tour virtual para exposição sucesso de público 

Intervenção de grafite no Museu Oscar Niemeyer causou intempérie de bisneto do arquiteto do modernismo brasileiro

Confira imagens da intervenção:



A intervenção foi autorizada pelo administração do museu e foi considerada um sucesso. Mas para Paulo Sérgio Niemeyer, trata-se de uma espécie de ofensa à obra de seu avô. “É uma decepção. Eles deveriam respeitar a arte do próximo, mas não tiveram essa sensibilidade. É muito frustrante. Dá uma sensação de impunidade, de que tudo é permitido. Eles tinham que ter esse bom senso. É uma afronta”, disse Paulo à coluna de Mônica Bérgamo.

– Museu do Louvre abre seu acervo inteiro para visita online pela primeira vez

“Agora o que esses dois fizeram além de mal gosto e horrível, degenera e agride aos olhos e a alma. Principalmente a alma de quem tem na beleza e nos valores pela arte clássica e moderna, como é a de Oscar Niemeyer, uma admiração de quem vê uma Monalisa, ou um Da Vinci”, disse o arquiteto no Instagram. (Mal sabe ele que a Monalisa é de Da Vinci, pelo jeito, né?).

O que esqueceram de contar à Paulo Sérgio Niemeyer é que o grafite será apagado depois que a exposição for concluída. “É uma intervenção temporária e não danifica o edifício. No fim, ela vai ser removida. De forma alguma alguém vai querer danificar um edifício do Niemeyer. Talvez ele [Paulo] tenha se preocupado de uma forma um pouco prematura, mas posso dizer que [a pintura] está sendo um sucesso”, disse Juliana Vosnika, presidente do Museu Oscar Niemeyer.

– Morador aciona Justiça para apagar obra de artista renomada e mostra que cultura pede socorro 

O Museu Oscar Niemeyer está aberto de terça-feira a domingo, com entrada de R$ 20 e meia de R$ 10, das 10h às 18h. Às quartas, a entrada é franca. Para menores de 12 anos e maiores de 60, o ingresso é sempre na faixa. O endereço é R. Mal. Hermes, 999, no Centro Cívico, em Curitiba.

Publicidade

Fotos: Destaques: Secretaria Estadual de Comunicação Social e Cultura do Paraná Foto 1: Reprodução/Instagram


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness.