Sustentabilidade

Países insulares imploram por ações contra mudanças climáticas: ‘Nosso futuro está em jogo’

Redação Hypeness - 17/08/2021 | Atualizada em - 20/08/2021

O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) lançou um código ainda mais vermelho para alertar o mundo sobre o aquecimento global. Como consequência disso, pequenos países insulares assinaram um documento conjunto em que imploram por atitudes contundentes antes que seja tarde demais.

– Aquecimento global faz Ártico ferver e Sibéria registra quase 40 graus

Imagem de uma enchente no Haiti em 2008.

Se limitarmos o aquecimento a 1,5 ° C, corremos o risco de um aumento do nível do mar de meio metro. Mas se evitarmos que o aquecimento alcance 2°C, podemos evitar um aumento do nível do mar de três metros a longo prazo. Nosso futuro está em jogo”, alertou Diann Black-Layne, embaixadora de Antígua e Barbuda na Organização das Nações Unidas (ONU) e principal negociadora sobre o clima da Aliança dos Pequenos Estados Insulares (AOSIS, na sigla em inglês).

A organização tem 39 membros e quatro países observadores. Além de Antígua e Barbuda, entre eles estão Jamaica, Bahamas, Cabo Verde, Cuba, Maldivas, República Dominicana, Haiti, Ilhas Fiji, Singapura, Seicheles e Trinidad e Tobago, entre outros. 

Diann Black-Layne, representante da AOSIS.

– Eventos extremos, frio e calor excessivos são fruto da crise climática e devem piorar

As consequências do aumento na temperatura da Terra terão efeitos devastadores se nada for feito de forma urgente. A elevação do nível do mar pode inundar alguns dos territórios integrantes da AOSIS. As estimativas do relatório da ONU dão conta de que o planeta chegará a um aumento de 1,5°C em 2030. A data é dez anos antes do previsto em 2018. 

Estamos pagando com nossas vidas pelo carbono que outra pessoa emitiu”, desabafou Mohamed Nasheed, ex-presidente das Maldivas. O secretário-geral da ONU, António Guterres, fez questão de frisar que não há tempo para esperar, “nem lugar para desculpas”.

 

Publicidade

Fotos: Getty Images // ONU


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.