Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
“O Brasil está secando.” A frase é do coordenador do MapBiomas, Tasso Azevedo, após a divulgação de dados alarmantes sobre a situação ambiental no Brasil. Segundo o relatório MapBiomas Água, o país perdeu quase 16% de sua superfície de água nos últimos 20 anos, algo em torno dos 3,1 milhões de hectares. O problema é refletido em todos os biomas nacionais, mas o que acontece no Pantanal é o mais assustador. No total, a região perdeu 74% da superfície de água.
– Pantanal deve sofrer com incêndio mais intenso do que pior destruição do século
O pantanal em chamas em foto tirada em setembro de 2020.
O mapeamento foi feito usando imagens de satélite e com a ajuda de inteligência artificial. De acordo com Tasso, os cientistas ficaram tão incrédulos com os números apresentados que refizeram cálculos e análises para ter certeza do que o percentual mostrava.
A situação do pantanal é a mais grave entre os seis biomas. Ele perdeu cerca de 68% do total de hectares. A caatinga perdeu 15%, a Amazônia, 13%, a Mata Atlântica, 4,6% e o pampa, 0,4%. Segundo especialistas, a seca se agravou de forma mais intensificada nos últimos dez anos.
Com menos água no pantanal, as chances de incêndios aumentam. Isso porque com menos regiões alagadas, a vegetação e a matéria orgânica vão ficando cada vez mais secas, o que colabora para o alastramento do fogo.
Em entrevista à “Folha”, Tasso Azevedo afirmou que a situação no pantanal é diretamente afetada pelas mudanças climáticas e pelo desmatamento da Amazônia. “Antes a gente tinha muito receio de falar isso, mas eu não tenho mais dúvida. O desmatamento na Amazônia está reduzindo a quantidade de água na própria Amazônia e no Centro-Sul”, garante.
O mapeamento feito pelo MapBiomas analisou a dinâmica da água superficial e de corpos hídricos no território nacional. Foram mais de 150 mil imagens geradas por satélites Landsat. As áreas cobertas por água foram observadas em cada pixel de 30m x 30m dos mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados do Brasil.
– Animais em extinção: incêndios no pantanal colocam onça-pintada em risco
“Estamos em uma trajetória em que não há nenhum elemento para voltarmos ao que era antes. As condições estão dadas para perdermos mais água. É possível que estejamos criando as condições para acabar com o recurso”, alerta o coordenador da MapBiomas.
Publicidade
Se você gosta de água com gás, com certeza as garrafas pet de água gaseificada dominam a sua casa. Para quem não...
Quando pensamos em manter nosso corpo saudável, comumente lembramos da importância da prática de esportes, de uma...
Isso quer dizer que o país conseguiu funcionar por 107 horas sem poluir ou prejudicar o meio ambiente...
O técnico florestal Hikmet Kaya foi por muito tempo um homem simples que trabalhou como funcionário público. Mas foi...
A abelha que está "invadindo" a sua cozinha é a mesma que ajuda a espalhar o pólen, permitindo que flores e vegetais...
Para promover e estimular a alimentação vegana entre os restaurantes paulistanos, a ONG Veganismo Solidário decidiu...
O vegetarianismo é uma prática alimentar adotada por mais de 375 milhões de pessoas em todo o planeta. O que todos...
A desigualdade de gêneros ainda é uma realidade, mas, por mais grave que seja a questão, sempre é possível lidar...
Já pensou se você pudesse consumir uma planta com mais cálcio do que o leite e ainda por cima mais ferro do que o...