Sustentabilidade

Pantanal é principal indício de que Brasil está secando; área perdeu 74% da água

Redação Hypeness - 27/08/2021

O Brasil está secando.” A frase é do coordenador do MapBiomas, Tasso Azevedo, após a divulgação de dados alarmantes sobre a situação ambiental no Brasil. Segundo o relatório MapBiomas Água, o país perdeu quase 16% de sua superfície de água nos últimos 20 anos, algo em torno dos 3,1 milhões de hectares. O problema é refletido em todos os biomas nacionais, mas o que acontece no Pantanal é o mais assustador. No total, a região perdeu 74% da superfície de água.

– Pantanal deve sofrer com incêndio mais intenso do que pior destruição do século

O pantanal em chamas em foto tirada em setembro de 2020.

O mapeamento foi feito usando imagens de satélite e com a ajuda de inteligência artificial. De acordo com Tasso, os cientistas ficaram tão incrédulos com os números apresentados que refizeram cálculos e análises para ter certeza do que o percentual mostrava. 

A situação do pantanal é a mais grave entre os seis biomas. Ele perdeu cerca de 68% do total de hectares. A caatinga perdeu 15%, a Amazônia, 13%, a Mata Atlântica, 4,6% e o pampa, 0,4%. Segundo especialistas, a seca se agravou de forma mais intensificada nos últimos dez anos. 

Com menos água no pantanal, as chances de incêndios aumentam. Isso porque com menos regiões alagadas, a vegetação e a matéria orgânica vão ficando cada vez mais secas, o que colabora para o alastramento do fogo. 

– Indonésia reduz desmatamento em 75%, mas preocupação permanece; ‘Não deixem a gente ficar como o Brasil’

Em entrevista à “Folha”, Tasso Azevedo afirmou que a situação no pantanal é diretamente afetada pelas mudanças climáticas e pelo desmatamento da Amazônia. “Antes a gente tinha muito receio de falar isso, mas eu não tenho mais dúvida. O desmatamento na Amazônia está reduzindo a quantidade de água na própria Amazônia e no Centro-Sul”, garante. 

O mapeamento feito pelo MapBiomas analisou a dinâmica da água superficial e de corpos hídricos no território nacional. Foram mais de 150 mil imagens geradas por satélites Landsat. As áreas cobertas por água foram observadas em cada pixel de 30m x 30m dos mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados do Brasil. 

– Animais em extinção: incêndios no pantanal colocam onça-pintada em risco

Estamos em uma trajetória em que não há nenhum elemento para voltarmos ao que era antes. As condições estão dadas para perdermos mais água. É possível que estejamos criando as condições para acabar com o recurso”, alerta o coordenador da MapBiomas.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.