Debate

Papa Francisco autoriza renúncia de bispo de Diocese de SP que teve vídeo íntimo vazado

Redação Hypeness - 19/08/2021

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou, nesta quarta-feira (18), a resposta positiva do Papa Francisco ao pedido de renúncia por parte do bispo Tomé Ferreira da Silva. A abdicação aconteceu depois do vazamento de um vídeo íntimo do religioso brasileiro

As imagens vazadas mostram o bispo se despindo até ficar seminu em uma videochamada. Ele também acaricia o próprio órgão e, no fim do vídeo, é possível ver que o Tomé Ferreira da Silva está acompanhando de outro homem, também nu, mas que teve sua identidade mantida secreta por uma tarja sobre o rosto. 

– Padre Robson é envolvido em áudios comprometedores: ‘Se o senhor pudesse matar ele para mim, eu achava uma benção’

Dom Tomé no vídeo que vazou na internet

O vídeo viralizou nas redes sociais na última sexta-feira (13) e levou o bispo da Diocese de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, a pedir a renúncia ao Vaticano. Ele não se pronunciou diante desse novo escândalo.

– Padre mantinha romance com hacker que o extorquiu em mais de R$ 2 mi; diz relatório

Com a renúncia, Tomé abre mão do cargo de representante da sub-região da arquidiocese de Ribeirão Preto

A apuração conduzida pelos cargos mais altos da Igreja Católica e a decisão do Padre Francisco também dão conta de denúncias sobre uma suposta omissão de dom Tomé em relação às denúncias de abuso sexual praticados por padres, em 2018. O bispo Tomé seria um dos acusados. 

Desde 2012, Dom Tomé era responsável pelas Dioceses de São José do Rio Preto e de 26 municípios da região, com 70 paróquias

A diocese São José do Rio Preto também não se pronunciou sobre o caso, mas publicou um comunicado no site da CNBB dizendo que, com a saída de Tomé Ferreira, o arcebispo Moacir Silva, de Ribeirão Preto (SP), foi nomeado para o cargo.

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/YouTube/foto 2: Reprodução/CNBB/foto 3: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.