Inovação

Pescador usa arte para impedir pesca ilegal de arrasto e proteger biodiversidade

Redação Hypeness - 27/08/2021 | Atualizada em - 31/08/2021

O pescador Paolo Fanciulli, de Maremma, na Itália, vive há anos na costa do Mediterrâneo, mas sempre se posicionou contra a chamada ‘pesca de arrasto’. Ele enxergava que essa tática predatória era uma violência contra a biodiversidade, mas não via muitas opções além de pescar de forma sustentável para si mesmo. Mas ele via a ilegalidade acontecer e não se conformava: foi então que teve uma ideia. E se fosse possível impedir a pesca de arrasto fisicamente?

Na pesca de arrasto, os pescadores fazem com que suas redes cheguem até o fundo do mar e ‘arrastam’ a rede, pegando tudo que estiver entre o fundo e superfície da água.

– Omã: o país que tem a nos ensinar sobre a pesca sustentável 

Paolo começou a usar os blocos de mármore em 2007; projeto cresceu e acabou impulsionando ecoturismo na costa da Maremma, na Itália

Foi então que o pescador criou a ‘Casa dei Pesci’, ou ‘A casa dos peixes’, uma tática de guerrilha para combater a pesca de arrasto: ele depositou esculturas de mármore extremamente pesadas no fundo do mar para conter os pescadores criminosos.

– Pescadores encontram fóssil de mastodonte pré histórico em praia de SC 

Com a ajuda de artistas, ONGs como o Greenpeace e o próprio governo italiano, Paolo Fanciulli conseguiu acabar com a pesca ilegal na região da Maremma, onde sempre pescou. Seu projeto se tornou um museu submerso que encanta ainda mais por seu futuro: quando o mármore for tomado por algas e corais, as obras se transformarão e se tornarão ainda mais incríveis com o tempo.

Greenpeace: “Acabamos com a pesca ilegal” na inauguração da Casa dei Pesci

– Para diminuir a poluição nas praias, jovens criam o primeiro skate do mundo feito com redes de pesca recicladas 

“Colocamos as primeiras estátuas em 2007, mas agora desejamos expandir o museu submarino para 100 peças de mármore. Precisamos de ajuda na luta pela defesa do mar. Alguém conhece algum jogador de futebol ou influenciador disposto a ajudar?”, brincou Paolo em entrevista ao jornal The Guardian.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Youtube Foto 1: Reprodução/Greenpeace Itália


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.