Ciência

Pocah: entenda distúrbio do sono descoberto por ex-‘BBB’

Redação Hypeness - 31/08/2021

Pocah fez uma revelação nas redes sociais que pode explicar muito sobre sua trajetória no “Big Brother Brasil 21”. A cantora revelou ter sido diagnosticada com narcolepsia, um distúrbio que causa sonolência diurna em excesso.

“Vocês já ouviram falar em narcolepsia? É um distúrbio do sono. Pois é! Descobri que tenho. Estou tratando isso e algumas outras coisas como TDAH e ansiedade. Desculpa não estar tão ativa aqui como antes e não postar com tanta frequência nas redes”, publicou a ex-“BBB” no Twitter.

– Dormir melhor: 10 dicas simples para uma boa noite de sono, de acordo com a ciência

Tratamento envolve horas controladas de sono no período da noite

Pocah falou sobre o assunto no Twitter:

Distúrbio do sono 

A doença revelada por Poach é causada pela deficiência da orexina, um dos neurotransmissores responsáveis por deixar os seres humanos acordados. O diagnóstico explica o comportamento da cantora enquanto ela estava no “BBB21”. 

Pocah passou grande parte da competição dormindo. A cantora acumulou memes e apelidos relacionados ao assunto, como “Pocah Roncas”.

– Alguns bons motivos pelos quais você deveria incluir uma boa soneca na sua rotina

Segundo a cantora, um neurologista realizou o diagnóstico por meio de um exame de polissonografia, feito enquanto o paciente dorme. “Minha prioridade agora está sendo cuidar de mim. Para que quanto antes eu possa retomar a minha vida ‘normal’. Achei importante compartilhar isso com vocês”, completou.

O Brasil tem cerca de 150 mil registros deste tipo de distúrbio do sono. A narcolepsia não tem cura, mas pode ser tratada com estimulantes e antidepressivos. Consulte um profissional de saúde para mais detalhes.

Publicidade

Foto: Reprodução/Globoplay


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.