Debate

Professor é demitido por prefeito após exibir clipe de Criolo com temática LGBTQIA+

Redação Hypeness - 26/08/2021

Um professor de rede municipal de ensino da cidade de Criciúma, na região sul de Santa Catarina, foi demitido após exibir o clipe da canção ‘Éterea’, do cantor Criolo, durante uma aula. O educador foi demitido pela prefeito da cidade, que definiu o clipe como ‘viadagem’. Sério. Em 2021.

– Primeira diretora trans de escola de Santa Catarina se surpreende com apoio dos pais 

A aula de artes foi dada nessa terça-feira (24) na Escola Municipal Pascoal Meller para alunos do 9º ano, que tinham entre 14 e 15 anos de idade.

Exibição de clipe com temática LGBTQIA+ gerou demissão de professor; prefeito fez falas homofóbicas para justificar saída de educador

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), falou que o vídeo é ‘erotizado’ e que não concorda com a exibição de ‘viadagem’ nas salas de aula.

– Bahia apresenta camisa LGBTQIA+ com lucro para projeto anti-homofobia 

“Expôs um vídeo erotizado, de forma inapropriada para os alunos da rede pública municipal. Nós não permitimos, nós não toleramos. Está demitido esse, sei lá, esse profissional. Nas escolas do município, enquanto eu estiver aqui de plantão, isto não vai acontecer, este tipo de atitude. Essa ‘viadagem’ na sala de aula, nós não concordamos”, disse Salvaro no vídeo.

Com mais de um milhão de visualizações no Youtube, o clipe de ‘Etérea’ mostra diversas pessoas dançando: são diversas identidades de gênero e orientações sexuais representadas em uma música que combate, em sua letra, a homofobia.

Criolo se posicionou nas redes sociais. “É necessário quebrar os padrões, é necessário abrir discussões'(citando o trecho da música). Mais uma vez, desde seu lançamento, o clipe e o documentário da música Etérea [com participação de representantes de coletivos LGBTQIA+ nacionais] abrem espaço para o debate na sociedade brasileira, após a lamentável demissão de um professor depois de exibir o projeto em sala”, lamentou o cantor.

– 7 filmes LGBTQIA+ imperdíveis para você aproveitar a abertura do sinal de Telecine 

‘Etérea’ foi indicada ao Grammy Latino como melhor canção em língua portuguesa em 2019 e seu clipe foi exibido em festivais ao redor do mundo todo. Confira:

A presidenta do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Criciúma e Região (Siserp), Jucélia Vargas, definiu a demissão como ‘homofóbica’ e afirmou que auxiliará o professor em um processo contra a Prefeitura com a equipe jurídica do sindicato. Ela disse que ajudará o educador a “processar o prefeito por homofobia praticada através do vídeo com falas homofóbicas”. 

A Secretaria Municipal de Educação de Criciúma reforçou a demissão afirmando que o conteúdo dado em sala de aula não estava incluído no plano de ensino da cidade. O professor não foi localizado pela imprensa.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Youtube


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.