Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Uma advogada denunciou uma colega de profissão por racismo e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) aceitou o caso. A ré é Isabela Bueno de Sousa, de 49 anos, e a acusação é injúria racial.
A advogada usou emojis de banana para responder a vítima, uma profissional negra, em um grupo de WhatsApp. A conversa foi registrada no dia 11 de janeiro pela denunciante e vítima da injúria, Thayrane Evangelista, de 31 anos.
Em entrevista ao G1, ela contou ter enviado uma “figura aleatória” no grupo e foi respondida com imagens de bananas – insinuação ao xingamento de “macaca”.
Thaynare registrou a conversa, que consta na denúncia
– Olimpíada veta touca para cabelo afro e justificativa flerta com racismo
Ela questionou Isabela sobre a mensagem, que respondeu dizendo ser uma “reserva de pensamento” e que pensou “alto”. Sem receber um pedido de desculpas ou justificativa, Thaynare mencionou a pena de injúria racial, ao que Isabela respondeu: “Banana é a fruta que mais gosto, mas ela representa pessoas sem personalidade. Acho fácil de entender”.
Após ser investigado pela Polícia Civil e, a partir do inquérito, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) apresentou denúncia contra a advogada, acatada pela Justiça na última quinta-feira (19).
Isabela tentou se justificar dizendo que banana era sua fruta favorita
O juiz Wellington da Silva Medeiros negou pedido de Isabela de manter o processo sob sigilo pois, de acordo com o magistrado, “eventuais dissabores porventura sofridos pela ré não decorrem diretamente da existência desta ação penal, mas sim do próprio ato, em tese, por ela praticado, o qual foi, antecipadamente, divulgado na imprensa local, inclusive porque envolveu outras pessoas em grupo de aplicativo de comunicação”.
Publicidade
A ‘Parada LGBT+’ de São Paulo deu uma resposta contundente contra a onda de conservadorismo que toma conta do...
Quebrar preconceitos e desfazer estereótipos são os principais objetivos de indígenas artistas e influencers nas...
Depois de lançar bonecas inspiradas em David Bowie, na surfista Maya Gabeira e em Frida Kahlo, a Barbie agora...
Na semana passada o Japão elegeu sua primeira deputada transgênero da história do país. Ayako Fuchigami representa...
O nome da Razer esteve entre os assuntos mais comentados das redes sociais na segunda-feira (23). As pessoas criticaram...
Muito mais do que apenas estética ou aparência, o cabelo traz uma carga muito grande para muitas pessoas, em especial...
Malu Jimenez transformou em palavras e arte aquilo que pesquisou por anos na academia. Para criar "Lute como uma gorda:...
Para homenagear a ex-vereadora do PSOL Marielle Franco, executada a tiros em março, no Rio de Janeiro, o coletivo...
Cuba Gooding Jr. vai se entregar à polícia de Nova York depois de uma mulher acusá-lo de assédio sexual em um bar...