Diversidade

Racismo: advogada usa emoji de banana contra colega negra, se dá mal e vira ré

Redação Hypeness - 24/08/2021

Uma advogada denunciou uma colega de profissão por racismo e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) aceitou o caso. A ré é Isabela Bueno de Sousa, de 49 anos, e a acusação é injúria racial

A advogada usou emojis de banana para responder a vítima, uma profissional negra, em um grupo de WhatsApp. A conversa foi registrada no dia 11 de janeiro pela denunciante e vítima da injúria,  Thayrane Evangelista, de 31 anos. 

Em entrevista ao G1, ela contou ter enviado uma “figura aleatória” no grupo e foi respondida com imagens de bananas – insinuação ao xingamento de “macaca”.

– Daiane dos Santos sobre racismo sofrido na seleção: Tinha gente que não queria usar o mesmo banheiro que eu

Thaynare registrou a conversa, que consta na denúncia

– Olimpíada veta touca para cabelo afro e justificativa flerta com racismo

Ela questionou Isabela sobre a mensagem, que respondeu dizendo ser uma “reserva de pensamento” e que pensou “alto”. Sem receber um pedido de desculpas ou justificativa, Thaynare mencionou a pena de injúria racial, ao que Isabela respondeu: “Banana é a fruta que mais gosto, mas ela representa pessoas sem personalidade. Acho fácil de entender”.

Após ser investigado pela Polícia Civil e, a partir do inquérito, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) apresentou denúncia contra a advogada, acatada pela Justiça na última quinta-feira (19). 

Isabela tentou se justificar dizendo que banana era sua fruta favorita

O juiz Wellington da Silva Medeiros negou pedido de Isabela de manter o processo sob sigilo pois, de acordo com o magistrado, “eventuais dissabores porventura sofridos pela ré não decorrem diretamente da existência desta ação penal, mas sim do próprio ato, em tese, por ela praticado, o qual foi, antecipadamente, divulgado na imprensa local, inclusive porque envolveu outras pessoas em grupo de aplicativo de comunicação”.

Publicidade

Fotos: Arquivo Pessoal/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.