Tecnologia

Respirar com este dispositivo por 5 minutos diários reduz pressão arterial como exercícios ou medicamento

Vitor Paiva - 26/08/2021 | Atualizada em - 29/08/2021

Um dispositivo desenvolvido como um instrumento de fortalecimento dos “músculos respiratórios” oferece resultados tão positivos quanto exercícios físicos ou mesmo medicamentos para os problemas de pressão e principalmente os quadros de pressão alta. Curiosamente, apesar de um novo estudo ter sido publicado recentemente no Journal of the American Heart Association, da Associação Americana do Coração, a partir de experimentos e exercícios realizados, o instrumento foi desenvolvido na década de 80 – mas de forma manual e simples traz benefícios diversos e impactantes para a saúde vascular do usuário.

Treinamento de Força Muscular Inspiratória de Alta Resistência (IMST)

O uso do aparelho é simples e intuitivo mas os resultados e benefícios são imensos, diz estudo © University of Colorado Boulder

-Google cria exercício de respiração de 1 minuto para te ajudar a relaxar em sua mesa

Intitulado Treinamento de Força Muscular Inspiratória de Alta Resistência (IMST), o instrumento é de manipulação simples e com uma só mão, funcionando como uma espécie de canudo ou tubo com certa resistência por onde o usuário inspira o ar. A técnica foi originalmente desenvolvida para o fortalecimento do diafragma e outros músculos do sistema respiratório principalmente para pacientes que sofriam com problemas na respiração, o novo estudo da Associação desenvolveu um programa de exercícios curtos que, utilizando o IMST, beneficia a saúde do coração e do sistema cardiovascular como um todo.

medidor de pressão arterial

O uso do IMST pode reduzir a pressão arterial em escala equivalente ao efeito de medicamentos © Getty Images

-Sedentarismo atinge mais de 60% dos brasileiros durante pandemia, aponta estudo

De acordo com o estudo, cinco minutos de exercícios diários reduzem a pressão arterial e melhoram a saúde vascular com tanta ou mais eficácia que exercícios físicos ou até medicamentos. “Há muitas coisas que podemos fazer para manter nosso sistema circulatório saudável à medida que envelhecemos”, afirmou o professor Daniel Craighead, da University of Colorado Boulder e autor do estudo. “Mas a realidade é que essas coisas costumam exigir tempo e esforço e, para muitas pessoas, pode ser difícil de colocar em prática. O programa IMST pode ser feito em cinco minutos em casa, mesmo enquanto assiste TV”, explicou.

Treinamento de Força Muscular Inspiratória de Alta Resistência (IMST)

Bastam cinco minutos diários de exercícios no IMST para ver os resultados © University of Colorado Boulder

-Síndrome que acometeu Pazuello na CPI não é considerada doença

O professor Craighead lembra também que os exercícios físicos podem custar tempo ou mesmo dinheiro para muita gente alcançar resultados positivos, e nesse ponto o uso do IMST pode ser instrumental para a saúde de tais populações. O estudo foi realizado com 36 adultos saudáveis durante seis semanas, comparando entre grupos praticantes e outros em placebo, e mostrou melhorias de até 45% nas funções vasculares, na habilidade das artérias de se expandir a partir do estímulo da respiração, bem como um aumento representativo nos níveis de óxido nítrico, molécula determinante para a saúde vascular, e que tende a ter sua produção reduzida pelo corpo com o passar dos anos.

Treinamento de Força Muscular Inspiratória de Alta Resistência (IMST)

Exemplo do instrumento da marca Power Breathe © divulgação

Os próximos passos do estudo são pelo desenvolvimento de um app para facilitar ainda mais as práticas em casa, bem como o barateamento do instrumento no mercado.

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.