Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O último convidado do “Roda Viva”, programa de entrevistas da TV Cultura, foi a lenda do samba brasileiro Martinho da Vila. O incrível compositor de diversos clássicos da nossa música popular brasileira teve de responder à jornalista Vera Magalhães sobre uma suposta ligação de escolas de samba do Rio de Janeiro com milicianos.
Vera Magalhães questionou cantor de samba sobre envolvimento de escolas de samba com milícias, mas não questionou membros do governo que possui ligações comprovadas com organizações criminosas desse tipo
Veja o vídeo:
Vera Magalhaes q nada tem de Magalhães sim de meganha
Serviçal de milico enquadrando reprimindo Preto, fez assim com @emicida
Agora faz o mesmo com Martinho da Vila
Mas nao é a primeira vez que o histórico Roda Viva faz isso
Tentaram c/ Mano Brawpic.twitter.com/pJgNn03RzM— Lauro Sergio 13 (@laurosergio01) August 17, 2021
A pergunta levantou alerta vermelho para os espectadores: por que Martinho, que sequer é diretor de escolas de samba ou da Liesa, deveria responder algo sobre esse assunto? A pergunta causou desconforto no filho do sambista.
“Achei muito bonita a entrevista, porém, a Vera Magalhães foi muito desrespeitosa com o meu pai. Foi uma pergunta de uma tentativa de desempoderar um líder do movimento negro, que é o Martinho da Vila. Já não é a primeira vez que ela faz isso, ela fez uma pergunta também para o rapper e meu amigo Emicida”, afirmou Tunico da Vila ao NaTelinha, do UOL.
De fato, Vera havia perguntado para Emicida sobre a ligação do rap com o crime organizado, como foi relembrado no Twitter:
Vera Magalhães com Emicida no Roda Viva: o Rap não é condescendente com o crime organizado?
Vera Magalhães com Martinho da Vila no Roda Viva: e a relação entre as Escolas de Samba e a Milícia?
Como a gente chama a tentativa reiterada de associar a cultura negra ao crime?
— Henrique Oliveira (@henrisilvaolive) August 17, 2021
A jornalista também foi questionada sobre a falta de perguntas sobre os reais suspeitos de associação com milicianos, como políticos ligados ao governo federal ou membros da equipe de Jair Bolsonaro, que já defendeu abertamente a legalização das milícias e é sabido amigo de diversos milicianos.
Quem tem que responder sobre milícia é a corja que está no poder atualmente no Brasil. Tanta coisa linda pra perguntar para um gênio como o Martinho da Vila. Tô passada.
— Teresa Cristina (@TeresaCristina) August 17, 2021
A Vera Magalhães teve a oportunidade de perguntar sobre milícias para Fernando Bezerra, Sérgio Moro, Witzel, Gustavo Bebianno, todos que tem relação com o presidente aliado das milícias.
Mas decidiu esperar o Martinho da Vila, um artista negro, para perguntar. Racismo ou não é?
— Luana Alves (@luanapsol) August 17, 2021
Vera Magalhães não se desculpou pelo comportamento e afirmou que ‘é dever de um jornalista perguntar’. “A pergunta foi feita de maneira geral sobre o que ele pensava a respeito da infiltração nas milícias nas escolas de samba, tema de extrema relevância no debate público, no qual todos os artistas estão inseridos. Não houve nenhuma imputação desrespeitosa”, disse ao NaTelinha, do UOL.
Publicidade
O mundo está mudando, se tornando mais complexo, cheio de vozes, de diferentes possibilidades de vivê-lo –...
O jogo desta quinta-feira (13) parecia que teria um gostinho diferente quando Marta abriu o marcador no primeiro tempo...
João Gordo mostrou o que é ser punk de verdade. O roqueiro quebrou a quarentena por um motivo mais do que justo: ele...
Carnaval é festa, mas é também política. Isso vai desde os temas das escolas de samba, populares em São Paulo e...
Jess Bratton, uma mãe britânica de dois filhos, tomou um susto ao descobrir a identidade transgênero de uma de suas...
O livro mais vendido no Brasil atualmente é de uma mulher preta falando sobre racismo. A filósofa Djamila Ribeiro...
‘Minha História’, aguardada biografia de Michelle Obama vai ganhar versão brasileira em áudio. O formato terá...
Orientações machistas estão, mais uma vez, associadas ao nome do Google. A gigante norte-americana precisa lidar com...
“Temos duas mulheres negras, de histórias de luta, fundamentais para nossa ancestralidade”, disse o deputado...