Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um estudo feito pela Universidade de São Paulo testou o canabidiol, substância derivada da maconha, no tratamento da síndrome de burnout em profissionais de saúde. 120 médicos que estavam em condição de burnout e trabalhavam na linha de frente da batalha contra a covid-19 foram divididos em dois grupos e o que recebeu o CDB conseguiu se recuperar com mais facilidade da exaustão física e mental causada pelo estresse.
Estudo da Universidade de São Paulo mostra que canabidiol pode ter um efeito positivo no tratamento dos sintomas da síndrome de burnout
Publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA), o estudo combinou o uso de canabidiol junto com as terapias já adotadas para os casos de burnout. Os pacientes que usaram o derivado de maconha tiveram uma resposta 25% melhor para reduzir a fadiga emocional, 50% mais eficácia para tratar depressão relacionada ao esgotamento e 60% para controlar a ansiedade.
Cinco pacientes que usaram o canabidiol para tratar a síndrome de burnout tiveram efeitos colaterais causados pela substância: 4 tiveram um aumento nas enzimas do fígado e 1 teve farmacodermia, reação adversa na pele contra o medicamento.
– Trabalhador com burnout tem direito a licença remunerada e aposentadoria
“As descobertas do estudo sugerem que o canabidiol talvez haja como um agente eficaz na redução da exaustão emocional e os sintomas de burnout entre os profissionais de saúde que estão na linha de frente contra a covid-19. Entretanto, é necessário balancear os benefícios da substância com os efeitos colaterais causados pelo CDB”, afirma o estudo.
Agora, os pesquisadores esperam que novas pesquisas sejam feitas em outros grupos com o uso de placebo para verificar a eficácia do canabidiol. “Testes clínicos futuros com abordagem duplo-cega e controlados por placebo serão necessários para avaliar se as conclusões tiradas deste estudo podem ser aplicadas mais amplamente”, explicam os pesquisadores no paper.
A síndrome de burnout é definida no CID-10, a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, principal referência para problemas de saúde.
Síndrome de burnout está relacionada a esgotamento causado pela profissão; Brasil é um dos países que mais sofre com a exaustão
“O burn-out é uma síndrome conceitualizada por ser objeto de estresse crônico advindo do trabalho. É caracterizada por três dimensões. A primeira é o sentimento de esgotamento energético e exaustão; além de uma distância mental entre sua cabeça e sua profissão, com o sentimento de negatividade ou cinismo perante ao trabalho, bem como a redução da eficácia profissional. O termo é usado para descrever fenômenos no mundo do trabalho; esse termo não é aplicável para experiências parecidas em outras áreas da vida”, descreve a Organização Mundial da Saúde.
– Primeira-ministra da Finlândia quer semana útil de 4 dias e até 6 horas de trabalho
Segundo um estudo do International Stress Management Association (ISMA-BR), o Brasil é o segundo país do mundo em ocorrência de síndrome de burnout. Dados de 2018 afirmavam que 30% dos trabalhadores brasileiros sofriam da doença.
Publicidade
Há séculos e mais séculos que o temor de um asteroide se chocar com nosso planeta oferece contornos apocalípticos...
Quem tem bebês em casa sabe a briga que é para os pequenos usarem calçados. Mas você já pensou que deixá-los...
A matemática está por trás de tudo, como uma espécie de codificação universal capaz de demonstrar, das coisas...
2020 mal começou e já tem um animal que entrou para a lista de extintos. Trata-se do peixe-espátula gigante chinês,...
Nessa segunda-feira (13), poderemos ver nos céus do Brasil a última chuva de meteoros do agitado ano de 2021. A...
Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu...
Pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, parecem ter descoberto um gel que pode ajudar muita gente...
O fenômeno climático La Niña vigente teve início em 2021 e deverá se impor até o final de 2022, segundo...
A capacidade de se colocar no lugar do outro e praticar a empatia éalgo essencial para qualquer real reflexão e...