Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A filha de Romário, Ivy Faria, que tem síndrome de down, publicou uma carta criticando o ministro da Educação, o pastor Milton Ribeiro. Em entrevista à TV Brasil no dia 9 de agosto, o chefe da pasta disse que a política de ‘inclusivismo’ de crianças com deficiência atrapalhava a educação de crianças sem deficiência.
Milton Ribeiro reforçou política de segregação entre crianças com deficiência e crianças sem deficiência no âmbito escolar
Na semana passada, Ribeiro havia dito a seguinte frase: “O que é inclusivismo? A criança com deficiência é colocada dentro de uma sala de alunos sem deficiência. Ela não aprendia, ela ‘atrapalhava’ – entre aspas, essa palavra eu falo com muito cuidado – ela atrapalhava o aprendizado dos outros, porque a professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para dar a ela atenção especial”.
Romário é senador da República pelo Partido Liberal e sua plataforma política é a defesa das pessoas com deficiência. O jogador saiu da postura de político e voltou aos tempos de bola ao chamar o ministro Milton Ribeiro de ‘completo idiota’. Sua filha Ivy foi mais educada, mas manteve o tom rígido contra o pastor evangélico:
Ivy Faria publicou uma carta nas redes sociais criticando o ministro do governo Jair Bolsonaro
“Seu ministro da Educação, aqui é a Ivy, eu estou muito triste com Sr. Sabe, eu tenho síndrome de Down, sou uma pessoa com deficiência, e sou estudante. Eu estudo para ter um futuro e ajudar o meu país. Eu não atrapalho ninguém. Frequento uma escola regular, onde há jovens com e sem deficiência, cada um aprende no seu tempo, ninguém é igual”, disse.
– Projeto de ‘ideologia de gênero’ volta ao radar do governo federal após veto no STF
A adolescente de 16 anos continuou: “A minha presença e a de outras pessoas com deficiência não é ruim, muito pelo contrário, desde a escola, meus coleguinhas aprendem uma lição que parece que o Sr. não teve a oportunidade de aprender, que a diversidade faz parte da natureza humana e isso é uma riqueza. A fala do senhor revela muita falta de educação, como pode achar que a deficiência torna alguém incapaz de estudar?”, disse.
“A deficiência não nos torna incapaz de nada, basta que tenhamos oportunidade. Tem advogado cego, tem relações públicas com síndrome de Down, e tem mais um monte de gente com deficiência formado na universidade e trabalhando pro Brasil. E pra dar aquele orgulho e mostrar com muito talento a nossa força de vontade de superar tantas barreiras, vem aí as Paralimpíadas com dezenas de atletas dando muito orgulho e nos enchendo de motivação. Seu Ministro, uma criança com deficiência em sala de aula contribui mais com a educação deste país do que o senhor neste ministério”, completou a jovem.
– 6 iniciativas inspiradoras que promovem a inclusão na educação
Confira a publicação de Ivy:
A fala foi duramente criticada. Ivan Baron, influenciador digital pela inclusão, mostrou o porquê:
É isso aí, @ivanbaronn ! Esse ministro precisa ter respeito. Além de afirmar que universidade não é pra todo mundo, ele ainda tem a audácia de dizer que pessoas com deficiência atrapalham.
🎥 Ivan Baron pic.twitter.com/qpD8X2mfQm
— Natália Bonavides (@natbonavides) August 15, 2021
Quando questionado, Ribeiro reiterou sua fala e não se desculpou pelo que havia dito. “Minha fala foi tirada do contexto. O inclusivismo, que foi política do governo anterior, pega a criança e joga ela na sala de aula sem nenhum preparo, capacitação e ambiente para receber essas crianças. Temos algumas crianças com grau de autismo severo que ela cria dificuldades para ela e para as outras”, se justificou.
Publicidade
O Padre Fábio de Melo demonstrou incômodo com uma fotografia postada por Henrique Fogaça. O chef posou ao lado de...
Carteiros do Royal Mail, o serviço de correio britânico, estão sob investigação da companhia por conta de um...
Para enxergar discrepâncias e desigualdades que estão diante de nós, mas que podem parecer veladas entre as tantas...
Um processo está sendo movido contra a cantora Luísa Sonza por motivo de racismo. A ação judicial corre no Rio de...
Uma nova lei aprovou oficialmente o uso de aplicativos privados de transporte, como Uber, assim como renovou a...
Nesta grande celebração da criatividade na comunicação e construção de marcas que aconteceu em Cannes Lions 2018...
A decisão tomada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) de cancelar a matrícula da estudante...
Maconha pode auxiliar no emagrecimento? De acordo com a canadense Ayan Ikra, 28 anos, fumar dois baseados por dia foi...
O diretor do programa de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, declarou, nesta...