Sustentabilidade

Sistema que filtra microplásticos desenvolvido por brasileiro ganha prêmio internacional

Redação Hypeness - 31/08/2021

O jovem catarinense Gabriel Fernandes Mello Ferreira, de 16 anos, recebeu um prêmio internacional por desenvolver um sistema capaz de filtrar as partículas de plástico da água. Ele levou para casa o Stockholm Junior Water Prize 2021, um dos maiores premiações de saneamento básico do planeta.

– Designer inglesa cria filtro para rodas de bicicleta que retém poluição do ar 

É esse sistema aparentemente simples que pode reduzir drasticamente o nível de microplásticos na água

O projeto “Desenvolvimento de um mecanismo de retenção de microplásticos em Estações de Tratamento de Água (ETAs)”, feito em parceria com a professora Fernanda Poleza recebeu mais de 28 mil votos na eleição para o melhor projeto de saneamento do mundo.

– Purificador leva mini floresta até sua casa para limpar o ar de forma sustentável

Ele desenvolveu um sistema que é capaz de filtrar os microplásticos, considerados os principais vilões da vida aquática hoje em dia no planeta. Essas pequenas partículas oriundas do descarte do plástico acabam infectando as águas, mas existem poucos sistemas capazes de filtrá-las atualmente. Foi pensando nisso que Gabriel fez essa filtragem.

“Os microplásticos são menos densos que a água e por isso o mecanismo de filtração filtra apenas a parte superficial da lâmina d’água. O filtro utiliza um skimmer que, através de canos, direciona a água para um cilindro plástico com fundo de malha de nylon de abertura de 300µ. Este copo coletor é o elemento filtrante, onde a água passa e o microplástico fica retido na malha”, explica Gabriel ao CicloVivo.

São Paulo ganha mural feito com tinta que ajuda a limpar o ar como 750 árvores

A conquista foi muito celebrada. “Essa vitória brasileira no Stockholm Junior Water Prize demonstra a resiliência da educação brasileira e principalmente o compromisso que nossos estudantes têm na construção de soluções ambientais com viés coletivo gerando impactos na sociedade”, comemorou ao Ciclo Vivo o engenheiro ambiental e sanitarista Witan Silva,coordenador nacional do Programa de Jovens Profissionais do Saneamento.

 

Publicidade

Fotos: Reprodução/TV Globo/Arquivo Pessoal


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.