Criatividade

Site conta o que estava acontecendo no ano em que você nasceu

Redação Hypeness - 11/08/2021

O que aconteceu de relevante  no ano em que você nasceu? Como era a TV há anos atrás? E o que as pessoas escutavam no rádio naquela época? O site Planeta Rei pode te contar. Com o estilo da internet dos anos 1990, o website é um repositório de acontecimentos importantes de cada ano.

– App provoca nostalgia e medo ao dar vida para fotos antigas de anônimos e personalidades 

O site ‘Planeta Rei’ abriga centenas de informações, canções, peças publicitárias, televisivas e radiofônicas do passado e do presente brasileiro

De 1951 a 2020, o Planeta Rei coleta as canções mais famosas de cada ano, trechos do rádio e da televisão daquele período, campeões no futebol, na Fórmula 1, ganhadores do Oscar e do Troféu Imprensa, além de outras dezenas de informações e registros importantes de cada ano das últimas cinco décadas.

– Jogos de tabuleiro online: 6 jogos da infância para brincar no isolamento em clima de nostalgia 

O trabalho do Planeta Rei – o ponto de encontro de quem tem saudade – foi iniciado em 1998 por Beto Brito, radialista que chegou a apresentar um programa na Rádio Globo com base nas referências que o próprio já havia coletado para o website.

Uma enciclopédia digital da cultura popular brasileira, Planeta Rei é uma baita experiência para quem quer viajar pelo passado do nosso país e também para quem, como eu, gosta de imaginar o presente como história para o futuro.

– Nostalgia: 8 programas da TV Cultura que marcaram a infância de muita gente 

Há 23 anos (!) online, o site é uma baita experiência para quem gosta de sentir aquela saudade. E como já diria Clarice Lispector, na voz de Leila Pereira, “saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda”. Mas já que não temos as pessoas, nos embalemos com as músicas e memórias do passado!

Publicidade

Fotos: Captura/Planeta Rei


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.