Ciência

Sol explodiu novamente e pode afetar comunicações na Terra

Redação Hypeness - 26/08/2021 | Atualizada em - 16/09/2021

As explosões ou erupções solares fazem parte da vida do nosso astro-rei. Regularmente, determinadas partes do sol explodem, emitindo grandes quantidades de radiação para os planetas que o circundam. E a Terra não fica de fora dessa.

– Nasa investiga anomalia no campo magnético da Terra com potencial de instaurar o caos nas comunicações 

Explosões solares são bem comuns e podem não afetar a Terra, mas casos raros já conseguiram acabar com a telecomunicação de países e causaram danos graves à economia

Na última quinta-feira (26), a mancha solar AR2859, localizada região norte da estrela, acabou explodindo e, segundo os cientistas, as partículas solares emitidas no fenômeno têm um endereço certo: o nosso planeta.

– Atlântico Sul possui anomalia magnética que pode afetar vida na Terra 

Confira um vídeo da erupção ocorreu no Sol nessa quinta-feira:

Caso atinja diretamente a Terra, a erupção pode causar alguns problemas. Por se tratar de uma emissão de tipo G1, considerada a mais fraca no grau das erupções solares, os efeitos que podem ser sentidos na terra são as auroras boreais, alguns problemas na circulação de aves migratórias, bem como a interrupção temporária de satélites de comunicação e serviços de energia.

“A maioria das erupções são fracas e podem afetar um satélite um pouquinho e causar as auroras. Em casos extremos, elas afetariam nossos aparelhos e as telecomunicações. Mas erupções com intensidade mais alta são mais raras”, explica Thiago Signorini, professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e coordenador da Sociedade Brasileira de Astronomia.

Entretanto, elas podem acontecer. Em 1989, a cidade de Vancouver, no Oeste do Canadá, ficou em um blecaute por dias sem eletricidade ou sinal de rádio por conta de uma tempestade solar. Em 1859, a região que vai do Havaí até Cuba ficou sem energia por semanas por conta de uma erupção desse tipo. O custo estimado de uma erupção desse tipo seria de até 2,6 bilhões de dólares.

 Campo magnético da Terra está mudando mais rápido que se sabia; entenda

Mas, para essa semana, talvez seu sinal do 4G fique um pouco instável.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.