Debate

Talibã: a fuga cinematográfica da ‘Kardashian afegã’, que escapou a bordo de cargueiro dos EUA

Redação Hypeness - 25/08/2021

Chamada de “Kardashian afegã“, a cantora Aryana Sayeed viveu uma experiência angustiante ao fugir do Afeganistão. Com a volta do Talibã ao poder, a ex-jurada do “The Voice” do país viajou até Doha, no Catar, em um avião de carga dos Estados Unidos e contou tudo sobre como escapou. 

– Afeganistão: como domínio Talibã afeta mais mulheres e garotas

Aryana e Hasib dentro do avião dos Estados Unidos que os levou a Doha. À direita, um kit que eles receberam na chegada.

À agência de notícias “Reuters”, ela disse que recebeu um telefonema no dia 14 de agosto alertando-a sobre a chegada do grupo extremista à capital afegã, Cabul. Aryana estava acostumada a dividir seu tempo entre a Turquia, o Reino Unido e o Afeganistão, mas estava há alguns meses no país da Ásia Central para lançar uma linha de roupas. 

Assim, ela e o noivo, Hasib Sayed, compraram passagens em um voo comercial para o dia seguinte, 15 de agosto, com a intenção de deixar o território afegão. No entanto, os planos foram frustrados com a chegada do Talibã a Cabul. 

O voo em que eles iriam viajar nunca chegou a decolar e Aryana descreveu os momentos que viveu no aeroporto como de total pânico. A situação ainda foi agravada porque ela e o noivo temiam ser reconhecidos pelos soldados do Talibã. 

Os dois deixaram o local e foram se abrigar na casa de parentes. Porém, no dia seguinte, ouviram a notícia de que integrantes do grupo fundamentalista estavam batendo de porta em porta para fazer buscas. 

– Avião militar dos EUA decolou do Afeganistão com quase 700 pessoas a bordo

Aryana Sayeed é comparada com Kim Kardashian: a “Kardashian afegã”.

Foi aí que Aryana se vestiu completamente com um véu que deixava apenas os olhos à mostra e saiu em direção ao aeroporto com um primo de seu noivo. Os dois agiam como se estivessem apenas dando um passeio juntos. 

Eles passaram por cinco postos de controle do Talibã, até que foram parados em um deles. “Assim que eles viram que eu estava acompanhada de um homem, deixaram a gente seguir“, contou. 

Enquanto isso, Sayed, que é cidadão canadense, se dirigiu ao aeroporto, controlado pelos militares americanos, sozinho. Segundo ele, uma pessoa o reconheceu no local e avisou a um soldado dos EUA que ele era noivo de uma cantora muito famosa. “Você deve deixá-lo entrar porque se eles (o Talibã) o pegarem, eles o matarão“, teria dito o homem. 

Os soldados americanos então deixaram Sayed entrar e ele avisou Aryana, que também conseguiu. Os dois voaram em direção a Doha na manhã de 17 de agosto. Dois dias depois, o casal pousou nos Estados Unidos em segurança. 

Ela dormiu no momento em que encostou a cabeça logo após entrarmos no avião que nos levaria embora de Doha. Eu fiquei apenas olhando para ela e pensando em quão corajosa e destemida ela foi nesses últimos dias, os mais perigosos de sua vida“, escreveu Sayed em um vídeo publicado na conta da noiva no Instagram. 

Na terça-feira (24), Aryana, que também tem cidadania britânica, compartilhou em seus stories, no Instagram, o embarque do casal em direção à Turquia. Eles pegaram um voo da companhia aérea KLM com destino a Amsterdã, onde fizeram uma conexão antes de chegar a Istambul. 

No último dia 20, Aryana fez uma publicação em sua conta no Instagram cobrando atitudes da Organização das Nações Unidas (ONU) e do presidente dos EUA, Joe Biden. “Eu não acredito que vocês deixaram o Afeganistão nesse caos! Tirar alguns milhares de cidadãos americanos do país é bom, mas não resolve o problema. E quanto aos milhões que foram deixados para trás em caos absoluto? Milhares de pessoas desabrigadas, sem comida e sem lugar para ir. O que vai acontecer com eles?“, escreveu.

Nós tivemos a sorte de sair do Afeganistão, mas e o resto das pessoas que ficaram lá?

Hasib Sayed e Aryana Sayeed posam juntos antes de tudo acontecer.

Publicidade

Fotos: Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.