Ciência

Terceira dose da vacina contra a covid confirmada para setembro; confira calendário

Redação Hypeness - 25/08/2021

Uma nova fase da campanha de vacinação contra a covid-19 está prevista para o dia 15 de setembro. Idosos e imunossuprimidos (pessoas transplantas, com câncer, queimaduras graves etc) deverão tomar a terceira dose, segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. “Nos reunimos ontem com a Opas [Organização Pan-Americana de Saúde] e com o comitê técnico que assessora a imunização e tomamos a decisão”, afirmou ele à coluna de Mônica Bergamo, na Folha. 

Queiroga diz que a escolha da data é porque até setembro, segundo o ministro da Saúde de Bolsonaro, toda a população acima de 18 anos no Brasil já terá sido imunizada com ao menos com a primeira dose da vacina. O governador de São Paulo, João Doria, segue plano diferente do governo federal e anunciou o início da aplicação da terceira dose para o dia 6 de setembro.

– Homofobia: mulher recusa vacina contra a covid por profissional de saúde ser gay

A vacina usada para o reforço será a da Pfizer

Será preciso ter atenção nas datas das doses anteriores. No caso dos idosos, é necessário um espaço de seis meses de intervalo da segunda dose para que a imunização extra funcione. Os primeiros a receber os imunizantes são os maiores de 80 anos. Já os demais idosos, com a segunda dose datada há 21 dias, poderão receber o reforço a partir da segunda quinzena de setembro.

A terceira dose também é recomendada pelo Instituto do Coração (InCor) e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) para pessoas com 55 anos de idade ou mais, que foram imunizados com CoronaVac. O ministro Marcelo Queiroga não falou sobre previsão de reforço para outros grupos.

– Covid: Joinville aplica vacina no bumbum e rende os melhores memes

O objetivo da antecipação da segunda dose é, segundo Queiroga, diminuir a disseminação da variante Delta do coronavírus no Brasil, pois estudos já mostram que a primeira dose das vacinas não tem eficácia suficiente para prevenir a variação. 

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.