Tecnologia

Tucano perdeu bico mordido por onça e ganhou implante inédito feito por impressora 3D

Redação Hypeness - 20/08/2021

Prepara o lencinho porque você está prestes a conhecer a história do Miguel, um tucano que perdeu parte do bico depois de ser atacado por uma onça, e que agora ganhou um implante feito por uma impressora 3D. O animal poderá retomar sua vida normal graças a uma equipe de veterinários de Jundiaí, no interior de São Paulo, que desenvolveu um bico “substituto” que tem boa durabilidade.

O tucano de aproximadamente cinco anos foi resgatado por veterinários em Franco da Rocha (SP), em abril deste ano, após ser atacado por uma onça. De acordo com a veterinária Anna Beatriz Nicolau Rocha, em entrevista ao G1, ela soube do resgate por meio de colegas da área e decidiu ajudar com estudos que estava fazendo sobre implantes.

– Lobo-guará é visto circulando em cidade do MT; animal está ameaçado de extinção

O tucano Miguel durante cirurgia para implantação da prótese

“O Miguel deu entrada em Franco da Rocha sem a parte do bico e com outra parte comprometida. O dono do tucano doou pra gente, pois dizia não conseguir arcar com os custos para mantê-lo. Nós já tínhamos visto alguns relatos de implantes feitos em impressoras 3D, mas percebemos que estavam todas fadadas ao fracasso por conta da baixa durabilidade”, disse ao G1.

– Impressora 3D começa a ajudar a corrigir deformações cranianas em crianças

A partir daí, Anna Beatriz reuniu uma equipe que se concentrou, durante dois meses, nas necessidades de Miguel para criar uma aplicação da tecnologia feita com resina fotopolimerizadora e o pino intramedular. Segundo a especialista, o novo bico oferece ao tucano a mesma qualidade de vida anterior ao incidente com o felino.

O estudo reuniu cerca de 15 pessoas que se dividiram nas pesquisas e execução da prótese

– Cientistas dão passo importante rumo à impressão 3D de órgãos para transplante

Ainda de acordo com Anna Beatriz, com o novo bico implantado e cicatrizado, Miguel poderá comer bem, caçar e também recuperar seu status social e amoroso entre sua espécie de tucanos. Ainda não há, contudo, uma data prevista para ele retornar à  natureza, já que o animal ainda está sendo observado durante a recuperação. 

Publicidade

Fotos: Divulgação/Anna Beatriz Nicolau Rocha


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.