Criatividade

Um livro foi devolvido a esta biblioteca com 50 anos de atraso

Redação Hypeness - 13/08/2021 | Atualizada em - 17/08/2021

Devo não nego, devolvo quando puder! Um livro dedicado a colecionadores de moedas foi devolvido para a Biblioteca Pública de Plymouth, nos Estados Unidos, com 50 anos de atraso. O exemplar de “Coins You Can Collect” (“Moedas que você pode colecionar”, em tradução livre), de Burton Hobson, havia sido retirado em 1971 e só retornou agora, acompanhado de um bilhete divertido. 

O livro devolvido e a cartinha enviada anonimamente.

A carta anônima foi escrita como se fosse o próprio livro falando. “Cinquenta anos atrás (sim, 50!), uma garotinha me pegou emprestado desta biblioteca, em 1971. Naquela época, ela não sabia que iria se mudar de Plymouth porque ninguém contava essas coisas para crianças“, dizia o bilhete. “Como vocês podem ver, ela cuidou muito bem de mim.

Em seguida, a pessoa que escreveu passa a falar por si. A mulher misteriosa conta que o empréstimo atrasado se tornou um motivo de risada na família toda. “Isso virou uma piada na minha família. Cada vez que nós nos mudávamos, alguém perguntava se eu levaria o livro de Plymouth“, contou, ainda na carta. 

Pela devolução atrasada, ela deixou US$ 20, dinheiro que não chega nem perto da multa devida. Mas ela aproveitou para fazer uma boa sugestão. “Talvez vocês possam pagar multas de outras crianças com esse dinheiro.”

O conselho foi aceito pela diretora da biblioteca, Laura Keller, que perdoou a dívida de uma jovem mãe que estava impedida de pegar novos livros por conta de um empréstimo atrasado não pago. A biblioteca colocou o livro e a carta em exposição para quem quiser ver. 

A Biblioteca Pública de Plymouth, na Pensilvânia.

Publicidade

Fotos: Plymouth Public Library


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.