Arte

Val Kilmer lança comovente documentário de sua vida e obra em Hollywood

Redação Hypeness - 09/08/2021

O ator estadunidense Val Kilmer, hoje com 61 anos, desempenhou importantes papéis no cinema de Hollywood nos anos 1980 e 1990. Depois de perder quase totalmente a voz por conta de um câncer de garganta e passar por momentos bastante difíceis, ele está de volta à telona com o documentário “Val”.

Astro de filmes como “Batman Forever” (1995) e “Top Gun” (1986), o ator lançou, em 2020, o livro de memórias “I’m Your Huckleberry”, em que trata, junto a outros assuntos, sobre a luta contra o câncer, doença que começou a se manifestar por volta de 2014.

O comovente documentário “Val” mostra uma complicada e enigmática estrela de Hollywood que se provou ser impossível de classificar durante suas quatro décadas de atuação. Alguns críticos de cinema se referiram a Kilmer como “seu pior inimigo”, enquanto legiões de fãs aplaudiram seu trabalho em alguns de seus filmes favoritos.

Com lançamento na Amazon Prime marcado para o dia 6 de agosto, “Val” é contado nas próprias palavras inflexivelmente honestas do ator, muitas delas dubladas por seu filho Jack por causa da traqueostomia.

Enquanto os problemas vocais causados ​​pela cirurgia e quimioterapia pausaram sua carreira no palco e no cinema, Kilmer ainda está buscando arte energicamente, mas em novas direções. Ele encontrou uma saída criativa na arte visual e até abriu o estúdio e galeria de arte HelMel em L.A. para mostrar o trabalho de artistas independentes.

Desde a infância, Val Kilmer documentou sua vida pessoal. Sua coleção surpreendente de milhares de horas de filmagem começa com hilariantes filmes caseiros de 16 mm feitos com seus talentosos irmãos Wesley e Mark. A coleção de vídeos continua com Kilmer no set, com papéis no cinema como o Homem de Gelo em “Top Gun”, Jim Morrison em “The Doors”, Doc Holiday em “Tombstone” e o cruzado de capa em “Batman Eternamente”.

Algumas das filmagens mais reveladoras foram feitas no set do grande orçamento de 1996, o fracasso “The Island of Dr. Moreau”. A filmagem captura uma cena comovente com Kilmer e seu ídolo, Marlon Brandon. Em outra cena, a recusa de Kilmer em desligar a câmera deixa o diretor do filme furioso.

“Val” é o filme que os fãs de Kilmer sempre esperaram e com certeza tocará o coração de qualquer pessoa que o assistir. Embora os espectadores ainda possam ficar confusos com algumas escolhas de carreira do ator, Kilmer é mostrado como um homem idealista.

Ao interpretar o papel-título em “Batman Forever”, ele ficou frustrado com o figurino. O ator disse que o traje de borracha e a máscara tornavam impossível agir. Como não podia ver ou ouvir, todos pararam de falar com ele. Quando lhe foi oferecido o papel de Batman em outro filme, Val Kilmer recusou.

O filme mostra ainda o lado família de Kilmer, sua “genial filha Mercedes” e seu filho Jack – que narra grande parte do documentário.

Dirigido por Ting Poo e Leo Scott, “Val” é um retrospecto único e completamente sincero das últimas seis décadas da vida pessoal e da carreira de Kilmer, funcionando ainda como uma cápsula do tempo fascinante dos EUA durante esse período.

Saiba mais sobre Val no link.

Publicidade

Fotos: Reprodução e Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.