Design

Vestido do distanciamento social abre para te proteger quando alguém se aproxima

Redação Hypeness - 27/08/2021 | Atualizada em - 29/08/2021

O distanciamento social é o “novo normal” e ver pessoas cruzando essa barreira silenciosa pode ser frustrante (e potencialmente perigoso). Mas proteger o espaço pessoal é um problema que muitas pessoas enfrentam todos os dias, com ou sem uma pandemia. Pensando nisso, a designer holandesa Anouk Wipprecht, referência em moda tecnológica, criou o vestido Proximity.

O vestido futurista apresenta um sensor térmico que ativa a silhueta para se expandir e criar uma barreira física entre o usuário e qualquer pessoa que se aproxime demais.

O vestido apresenta uma peça de pescoço de resina impressa em 3D que segura o sensor térmico. Quando ele detecta estranhos dentro do espaço íntimo, pessoal, social e público ao redor do usuário, o vestido se estende nas laterais usando um mecanismo de quadril impresso em 3D robótico embutido.

Como o tecido do vestido é macio e parecido com uma rede, não vai machucar aqueles que tocarem. Ele simplesmente dá um leve empurrão (e um lembrete) para que você dê um passo para trás. Além disso, os sensores de Wipprecht não fazem praticamente nenhum ruído e não podem gravar nenhum vídeo de imagem, permitindo que o público permaneça anônimo.

O vestido do distanciamento de Wipprecht não é o primeiro de seus designs a explorar a proteção do espaço pessoal. O designer criou anteriormente o vestido robótico Spider, em que sensores acionavam braços semelhantes a aranhas no vestido para se mover.

Tanto o vestido de aranha quanto o vestido do distanciamento são inspirados na teoria da proximidade do antropólogo americano Edward T. Hall. Ele estudou o uso humano do espaço dentro do contexto da cultura.

Considerando que Hall teve que medir o espaço entre as pessoas usando uma vara de madeira, tenho trabalhado desde 2007 para traduzir esses conceitos para o domínio digital, a fim de medir os espaços entre as pessoas até um alcance de 25 pés (cerca de 7,60 metros)

  • O futuro da moda está no encontro entre o “feito à mão”, a tecnologia e a sustentabilidade

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.