Inovação

Whatsapp Pay atende demanda por transferência ágil de maioria da população

Vitor Paiva - 23/08/2021

O WhatsApp Pay já funciona desde maio no Brasil, permitindo que o usuário realize transferências e transações financeiras de forma simples, rápida e direta através do aplicativo de mensagens. Sem maiores complicações ou burocracias e sem precisar sequer abrir outro app para realizar a transação, o serviço utiliza a tecnologia de bandeiras de cartão como Mastercard para assegurar a transferência para pessoas que se encontrem nos contatos de nosso smartphone – em nosso zap.

 Em uma realidade cada vez mais automatizada pelo mundo digital – especialmente por conta dos protocolos e exigências da pandemia – a novidade surgiu como um desdobramento natural do já onipresente app de mensagens em nossas vidas, nossos trabalhos, nossas relações pessoais. Mais do que isso, o WhatsApp Pay responde a um verdadeiro desejo da maioria dos brasileiros, tanto pela eficácia e facilidade em realizar transferências, quanto pelo próprio ambiente digital: a possibilidade de fazer as transações através dos aplicativos de mensagens.

-Whatsapp aposta em tecnologia de cartões para transferir dinheiro em tempo real

O serviço vem sendo oferecido se valendo da estrutura de transação das bandeiras Visa e Mastercard, e é preciso inserir e confirmar um cartão válido para conseguir realizar as transferências pelo app. Uma pesquisa realizada pela Mastercard mostrou que é vontade de 75% dos brasileiros poder realizar transações e transferências em tempo real, para além do prestador de serviços financeiros. A mesma pesquisa revelou que 53% da população gostaria que tais transações pudessem acontecer através das redes sociais ou dos aplicativos de envio e recebimento de mensagens – como o Whatsapp.

 “Até 2030, 55% dos brasileiros esperam que todas as transações financeiras sejam feitas em tempo real (com os recursos disponíveis imediatamente)”, afirmou João Pedro Paro Neto, Presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul. “Para isso, continuaremos trabalhando no desenvolvimento de soluções e padrões interoperáveis com foco na eficiência e na experiência do usuário”, disse Neto.

-De emoji a dinheiro: a evolução do que enviamos pelas redes sociais

 “Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro com segurança não poderia ser mais importante neste momento, pois não apenas diminui a exposição das pessoas à pandemia, mas também ajuda os entes queridos a se manterem conectados, amplia o acesso a serviços financeiros e permite que mais pessoas participem da economia digital”, complementou Matt Idema, Diretor de Operações do WhatsApp.

-Incentivei meus amigos a ajudarem uma entidade beneficente. E vou te convencer também

Vale lembrar que, além de simples e rápida, a operação é livre de taxas extras, realizada em poucos cliques – através do ícone de pagamento dentro de uma conversa no app, em forma semelhante ao compartilhamento de uma foto ou outro arquivo, fazendo deste serviço uma possibilidade segura e eficaz para realizar o desejo da maioria dos brasileiros.

Publicidade

© fotos: reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.