Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Não é preciso muito esforço para compreender o motivo pelo qual o apocalipse é um tema tão recorrente em obras e narrativas, tanto em livros – a começar pela própria bíblia – quanto em filmes desde sempre: se vida e morte são naturalmente assuntos presentes, como questões essencial de nossa existência existência, como mitologias e imaginações sobre o fim do mundo não existe como ser diferente. Provavelmente o ser humano gosta de assistir a tais filmes como uma forma de controlar o que não quer que ocorra – de conter, ao menos na imaginação e na tela, o temor de que tais cataclismos podem acontecer na vida real: como uma forma de resolver simbolicamente tal medo.
“O Fim do Mundo”, de 1916, é um dos primeiros filmes apocalípticos da história do cinema
-Por dentro de um bunker de luxo de 3 milhões de dólares
Infelizmente os tempos atuais se parecem cada vez mais apocalípticos, e talvez justamente por isso os filmes sobre o tema, passados em contextos de fim do mundo , sigam populares e cada vez mais complexos. Nesse sentido, tais obras podem servir não somente como catarse para aliviar a realidade, mas também como forma de repensarmos como práticas que, for das telas, fazem com que esses temas sigam contundentes e reconhecíveis. Por isso, Hypeness e Amazon Prime se juntaram para selecionar 5 filmes apocalípticos disponíveis na plataforma que retratam, nas mais variadas formas e intensidades, o apocalipse no cinema.
Cena do clássico “O Dia Seguinte”, de 1983
-Ilustrador cria universo distópico e prevê como seria um ‘apocalipse robô’
São obras que passam antes, durante e, paradoxalmente, até depois do fim – que nos lembramos, na vida real, sobre o que não queremos que aconteça com o planeta e com a humanidade, e o que podemos fazer pra evitar, tanto no aspecto político quanto ambiental ou pandêmico, que o apocalipse produz ocorra: filmes que podem nos fazer refletir e nos divertir mesmo em tempos apocalípticos. Histórias de zumbis não foram selecionados pela excessiva distância da realidade, enquanto filmes de vírus e doenças também conhecidos de fora da seleção, mas pelo motivo oposto.
Morena Baccarin e Gerard Butler estrelam o filme
Com Gerard Butler e a brasileira Morena Baccarin, o fim do mundo segue um roteiro clássico em Destruição Final – O Último Refúgio : um cometa se aproxima da Terra, e uma família corre em frenesi para encontrar um local seguro onde passar a buscar um destino. Tal luta, porém, terá mais do que somente o cataclismo como oponente: em um momento de pânico em que as regras foram todas rasgadas, a própria humanidade pode se tornar o problema.
Humor, divórcios, comportamento e casamentos – no fim do mundo como premissa para tal obra
Já o filme É Um Desastre segue caminho singular, inesperado, porém saudável, para atravessar o fim do mundo: o do humor. Nessa comédia de graça cínica e crítica sobre costumes, viagens, amizade, casamento e convívio, quatro casais que se encontra, regularmente para almoços que, com o passar dos anos, se tornam cada vez mais tensos e constrangedores, descobrem que estão presos no mais incomodo ocorrerem no momento exato em que as grandes ocorrências ocorrerem como principais cidades do país.
Elenco estelar para enfrentar alienígenas do futuro no filme
Evitar o apocalipse por vir é a premissa desse filme, estrelado por Chris Pratt e JK Simmons. Em A Guerra do Amanhã um grupo é enviado diretamente do futuro, mais precisamente do ano de 2051, para buscar ajuda no presente para vencer um combate que pode, em 30 anos, acabar com a humanidade. A esperança nessa guerra contra alienígenas está em vias de se encerrar no contexto futuro, e por isso o tal grupo precisa recrutar soldados, especialistas e civis para viajar no tempo e resolver, hoje, o fim que pode vir amanhã.
A questão ambiental é tema de fundo de “O Último Dia”
Um furacão se aproxima da Suíça na forma de uma súbita, imensa e assustadora nuvem que cobre todo o país, trazendo também como piores disponibilizados: a nuvem não para de crescer, e a tempestade tem intensidade capaz de destruir toda a região em pouco tempo. Para contar as diversas formas pelas quais as pessoas são capazes de reagir a tal premissa e ao apocalipse sugerido pela premissa, dez diretores foram fornecidos para desdobrar tal história em O Último Dia , revelando, em verdade, não somente o fim, mas sim a face até então escondida dos medos e esperanças de todos.
Como sobreviver depois do fim de tudo – é essa questão para “Depois do Apocalipse”
Como o nome necessário, em Depois do Apocalipse o pior já aconteceu, e agora um personagem Juliette luta para sobreviver em um cenário devastado procurando vida no pouco que restou. A vida após o fim, em um deserto distante onde parece ser a única humana sobrevivente, já seria suficientemente dura para a jovem, que precisa resolver sua fome, sede, seus ferimentos e tanto mais – até que criaturas mutantes começam a surgir durante a noite para lembrar que até o apocalipse pode piorar.
Cuidar da Terra é o caminho para evitar, na vida real, os apocalipses cinematográficos © Getty Images
-Stephen Hawking: Por ‘culpa’ da humanidade, Terra vai virar bola de fogo em 600 anos
Vale lembrar que, na vida real, provavelmente não será um asteróide , alienígenas, nuvens descomunais ou sobrenaturais que causam eventos apocalípticos para fora da tela, mas sim a própria ação humana, e principalmente os impactos ambientais que tais ações impõem sobre o planeta , o meio-ambiente e, assim, uma humanidade. Com isso, se o apocalipse pode parecer mais próximo do que gostaríamos, as soluções para tais problemas também estão – ao alcance de nossas mãos e decisões. Todos os filmes citados na lista acima estão disponíveis na plataforma Amazon Prime Video .
Publicidade
Tem gente com dificuldades pra controlar a expectativa desde que a Disney anunciou o lançamento do remake de O Rei...
O irreverente musical Mamma Mia! foi um sucesso quando lançado, em 2008. Era quase impossível não sair das salas do...
Quem se comoveu com a representação da Princesa Diana na série The Crown no ano passado tem motivos para se animar...
Perturbador, ácido, perigoso, cômico, triste. Estes são alguns dos adjetivos atribuídos pela crítica ao...
O Mês do Orgulho é comemorado em junho, quando a vida das pessoas LGBTQ + é celebrada e a comunidade reflete sobre o...
Nos anos 80, filmes de blaxploitation eram praticamente as únicas oportunidades para atores negros em Hollywood....
Criadora da série "Chewing Gum", Michaela Coel trouxe genialidade para mais uma produção. Lançada em junho deste...
No Interior do Alabama: A Vida em Hale County acompanha as vidas de três jovens, Latrenda, Quincy e Daniel. Ao...
Há quem pense que as mulheres de outros tempos eram todas belas, recatadas e do lar, mas a verdade é que as coisas...