Arte

5 filmes apocalípticos para lembrarmos do que não pode acontecer na vida real

Redação Hypeness - 21/09/2021

Não é preciso muito esforço para compreender o motivo pelo qual o apocalipse é um tema tão recorrente em obras e narrativas, tanto em livros – a começar pela própria bíblia – quanto em filmes desde sempre: se vida e morte são naturalmente assuntos presentes, como questões essencial de nossa existência existência, como mitologias e imaginações sobre o fim do mundo não existe como ser diferente. Provavelmente o ser humano gosta de assistir a tais filmes como uma forma de controlar o que não quer que ocorra – de conter, ao menos na imaginação e na tela, o temor de que tais cataclismos podem acontecer na vida real: como uma forma de resolver simbolicamente tal medo.

"O Fim do Mundo", de 1916, é um dos primeiros filmes apocalípticos da história do cinema

“O Fim do Mundo”, de 1916, é um dos primeiros filmes apocalípticos da história do cinema

-Por dentro de um bunker de luxo de 3 milhões de dólares

Infelizmente os tempos atuais se parecem cada vez mais apocalípticos, e talvez justamente por isso os filmes sobre o tema, passados ​​em contextos de fim do mundo , sigam populares e cada vez mais complexos. Nesse sentido, tais obras podem servir não somente como catarse para aliviar a realidade, mas também como forma de repensarmos como práticas que, for das telas, fazem com que esses temas sigam contundentes e reconhecíveis. Por isso, Hypeness e Amazon Prime se juntaram para selecionar 5 filmes apocalípticos disponíveis na plataforma que retratam, nas mais variadas formas e intensidades, o apocalipse no cinema.

Cena do clássico "O Dia Seguinte", de 1983

Cena do clássico “O Dia Seguinte”, de 1983

-Ilustrador cria universo distópico e prevê como seria um ‘apocalipse robô’

São obras que passam antes, durante e, paradoxalmente, até depois do fim – que nos lembramos, na vida real, sobre o que não queremos que aconteça com o planeta e com a humanidade, e o que podemos fazer pra evitar, tanto no aspecto político quanto ambiental ou pandêmico, que o apocalipse produz ocorra: filmes que podem nos fazer refletir e nos divertir mesmo em tempos apocalípticos. Histórias de zumbis não foram selecionados pela excessiva distância da realidade, enquanto filmes de vírus e doenças também conhecidos de fora da seleção, mas pelo motivo oposto.

Destruição Final – O Último Refúgio

A Destruição Final

Morena Baccarin e Gerard Butler estrelam o filme

Com Gerard Butler e a brasileira Morena Baccarin, o fim do mundo segue um roteiro clássico em Destruição Final – O Último Refúgio : um cometa se aproxima da Terra, e uma família corre em frenesi para encontrar um local seguro onde passar a buscar um destino. Tal luta, porém, terá mais do que somente o cataclismo como oponente: em um momento de pânico em que as regras foram todas rasgadas, a própria humanidade pode se tornar o problema.

É um Desastre

É um Desastre

Humor, divórcios, comportamento e casamentos – no fim do mundo como premissa para tal obra

Já o filme É Um Desastre segue caminho singular, inesperado, porém saudável, para atravessar o fim do mundo: o do humor. Nessa comédia de graça cínica e crítica sobre costumes, viagens, amizade, casamento e convívio, quatro casais que se encontra, regularmente para almoços que, com o passar dos anos, se tornam cada vez mais tensos e constrangedores, descobrem que estão presos no mais incomodo ocorrerem no momento exato em que as grandes ocorrências ocorrerem como principais cidades do país.

A Guerra do Amanhã

A Guerra do Amanhã

Elenco estelar para enfrentar alienígenas do futuro no filme

Evitar o apocalipse por vir é a premissa desse filme, estrelado por Chris Pratt e JK Simmons. Em A Guerra do Amanhã um grupo é enviado diretamente do futuro, mais precisamente do ano de 2051, para buscar ajuda no presente para vencer um combate que pode, em 30 anos, acabar com a humanidade. A esperança nessa guerra contra alienígenas está em vias de se encerrar no contexto futuro, e por isso o tal grupo precisa recrutar soldados, especialistas e civis para viajar no tempo e resolver, hoje, o fim que pode vir amanhã.

O Último Dia

O Último Dia

A questão ambiental é tema de fundo de “O Último Dia”

Um furacão se aproxima da Suíça na forma de uma súbita, imensa e assustadora nuvem que cobre todo o país, trazendo também como piores disponibilizados: a nuvem não para de crescer, e a tempestade tem intensidade capaz de destruir toda a região em pouco tempo. Para contar as diversas formas pelas quais as pessoas são capazes de reagir a tal premissa e ao apocalipse sugerido pela premissa, dez diretores foram fornecidos para desdobrar tal história em O Último Dia , revelando, em verdade, não somente o fim, mas sim a face até então escondida dos medos e esperanças de todos.

Depois do Apocalipse

Depois do Apocalipse

Como sobreviver depois do fim de tudo – é essa questão para “Depois do Apocalipse”

Como o nome necessário, em Depois do Apocalipse o pior já aconteceu, e agora um personagem Juliette luta para sobreviver em um cenário devastado procurando vida no pouco que restou. A vida após o fim, em um deserto distante onde parece ser a única humana sobrevivente, já seria suficientemente dura para a jovem, que precisa resolver sua fome, sede, seus ferimentos e tanto mais – até que criaturas mutantes começam a surgir durante a noite para lembrar que até o apocalipse pode piorar.

Planeta Terra

Cuidar da Terra é o caminho para evitar, na vida real, os apocalipses cinematográficos © Getty Images

-Stephen Hawking: Por ‘culpa’ da humanidade, Terra vai virar bola de fogo em 600 anos

Vale lembrar que, na vida real, provavelmente não será um asteróide , alienígenas, nuvens descomunais ou sobrenaturais que causam eventos apocalípticos para fora da tela, mas sim a própria ação humana, e principalmente os impactos ambientais que tais ações impõem sobre o planeta , o meio-ambiente e, assim, uma humanidade. Com isso, se o apocalipse pode parecer mais próximo do que gostaríamos, as soluções para tais problemas também estão – ao alcance de nossas mãos e decisões. Todos os filmes citados na lista acima estão disponíveis na plataforma Amazon Prime Video .

Publicidade

© fotos: Amazon Prime Video / reprodução / créditos


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.