Arte

A Cinderela tá diferente: nova versão apresenta princesa latina em mais do que um final feliz

Karol Gomes - 08/09/2021

A madrasta má, a abóbora que vira carruagem, o sapatinho de cristal e, é claro, a fada madrinha. Estes elementos tornam o conto de Cinderela um dos mais clássicos e reconhecíveis da cultura pop. Por isso, o novo filme do Amazon Prime Video aposta em todos eles. E, ainda assim, esta versão consegue inovar e transformar uma personagem que já foi apresentada no cinema por mais de 10 vezes na telona.

A fórmula para o sucesso e inovação acaba sendo mais simples do que se imagina. A diretora, Kay Cannon, confiou na modernização da tradicional princesa e ela aparece de uma forma nunca antes vista: como uma heroína, responsável pela própria felicidade. 

A protagonista certa 

O filme, que estreou no Amazon Prime Video na sexta-feira (3), apresenta a cubana Camila Cabello no papel principal. A atriz e cantora está exposta aos olhares de Hollywood desde que fez parte do grupo Fifth Harmony, entre 2017 e 2019. O papel de Cinderela é um de seus maiores projetos desde a aposta na carreira solo. 

Sonho da Cinderela de Camila se alinha com o de muitas mulheres atualmente

Apesar do talento de Camila, os paparazzi preferem segui-la e questioná-la sobre o relacionamento com o também cantor Shawn Mendes, ao invés de sobre seus trabalhos. Ela também é constantemente questionada sobre o “corpo perfeito”, que não faz questão de alcançar, mesmo com as imposições de Hollywood. 

A vida real de Camila demonstra que ser bela e ter um “príncipe” ao lado não garante um conto de fadas. Por isso ela se encaixou tanto na versão atual de Cinderela, que não espera encontrar um homem para tirá-la da guarda de sua madrasta Vivian (Idina Menzel). Ao invés disso, ela tem o sonho de ter uma loja de vestidos, se tornar uma grande estilista e, finalmente, uma mulher independente. 

Camila é pé no chão e não é à toa que valoriza o trabalho e é consciente sobre sua representatividade em Hollywood. Em entrevista recente à Variety, a estrela contou se sentir honrada por ser a primeira Cinderela latina no cinema. 

O sonho da Cinderela de Camila se alinha com o de muitas mulheres atualmente, o que torna o empreendedorismo feminino um nicho que faz a diferença no mercado. Apenas no Brasil, 9,3 milhões estão à frente dos próprios negócios, segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo IBGE. 

Além da presença de Camila, Cinderela garante essa proximidade com a mulher real também em pequenos detalhes durante o filme, como o fato de que a heroína chega até a questionar os simbólicos sapatinhos de cristal, dizendo que eles poderiam ser mais confortáveis para que ela possa se divertir no baile – nada como um papo mais realista, né? 

Fabuloso Fado Madrinho 

O filme também inova ao trazer uma figura completamente nova para a fada madrinha

O filme também inova ao trazer uma figura completamente nova para a fada madrinha: é o ator Billy Porter, premiado por seu papel na série Pose. Sim, o novo filme sobre Cinderela tem um homem no papel tão feminino e “amadrinhado”. 

Em entrevista ao Splash, do UOL, Porter contou que, quando foi convidado para Cinderela, não entendeu que a fada madrinha “Fab G” estaria presa a um gênero. “A magia é espiritual”, explicou. Por isso, o ator ganhou completa liberdade para apresentar sua figura andrógina, que sempre impressiona nos tapetes vermelhos de Hollywood. 

Como consequência dessa fluidez, não há estranheza em vê-lo de vestido e manejando uma varinha de condão no filme. Aos 51 anos, o ator é vencedor do Tony Awards de 2013, o “Oscar dos Musicais”, por “Kinky Boots” e também arrebatou o Emmy de Melhor Ator em Série Dramática neste ano. Esse não precisa provar nada para ninguém! 

Ele contou que as reações negativas são inevitáveis, mas ainda torce para que as pessoas aprendam a respeitar as individualidades – de personagens e também de outras pessoas. 

Musicais 

Na voz de Camila Cabello, o filme apresenta a canção inédita “A Million To One”, que é sobre uma mulher que busca independência e individualidade. Que quer se destacar e não ser uma em um milhão. 

Mas os números musicais, completamente mágicos em Cinderela, também garantem as versões clássicas de canções que já têm a cara da personagem. Muitas faixas contam com a participação de Billy Porter, é claro, além de James Corden e outros atores que entendem de musicais. 

Mas e o príncipe encantado? 

Pois é, a figura do príncipe não está tão em evidência na hora de contar a história da nova Cinderela, mas não quer dizer que ele não faça parte, principalmente quando se trata de romance! Nicholas Galitzine, dá vida ao príncipe Robert, interesse amoroso que levará Cinderela para o seu mundo. Os veteranos Pierce Brosnan e Minnie Driver são Rei Rowan e Rainha Beatrice respectivamente. 

Assista ao trailer de Cinderela: 

Publicidade

Fotos: Divulgação


Karol Gomes
Karol Gomes é jornalista e pós-graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual. Há cinco anos, escreve sobre e para mulheres com um recorte racial, tendo passado por veículos como MdeMulher, Modefica, Finanças Femininas e Think Olga. Hoje, dirige o projeto jornalístico Entreviste um Negro e a agência Mandê, apoiando veículos de comunicação e empresas que querem se comunicar de maneira inclusiva.