Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Após quatro anos de batalhas judiciais, protestos e intervenções de celebridades, a alpaca Geronimo, talvez o animal mais polêmico do Reino Unido, foi morta por eutanásia pelo governo britânico. O animal de oito anos, que tinha testado positivo duas vezes para tuberculose bovina e que teve sua comovente história no centro do debate em todo o país, foi levado de sua casa, no sudoeste da Inglaterra.
Geronimo foi morto depois que um mandado expedido pelo tribunal para que o animal fosse executado após apresentar dois testes positivos para tuberculose bovina, como confirmou o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra) do país.
Cerca de 20 policiais chegaram à fazenda, junto com quatro funcionários do Defra vestidos com macacões, máscaras e óculos de proteção. Geronimo fugiu, junto com outros animais, mas foi capturado em 20 minutos, amarrado com uma corda e colocado em um trailer.
O trailer saiu da fazenda às 11h20 e, por volta das 12h40, o Defra confirmou que o animal havia sido sacrificado por funcionários da Agência de Sanidade Vegetal e Animal (Apha). A dona da alpaca, a fazendeira Helen Macdonald, não quis presenciar a morte de Geronimo.
Em nota, o Defra disse que Geronimo havia sido sacrificado “como uma medida necessária” para controlar a disseminação da tuberculose bovina.
Quando foi importada da Nova Zelândia, a alpaca foi submetida a quatro testes cutâneos que deram resultado negativo para a tuberculose bovina. Chegando à Inglaterra, o animal passou por outros dois exames de sangue e um teste cutâneo que resultaram positivos. O fato fez com que as autoridades determinassem a eutanásia da alpaca.
A fazendeira afirma que os exames de Geronimo foram falsos positivos e entrou na justiça para conseguir impedir que o animal fosse sacrificado. Depois de muitas tentativas, ela acabou perdendo a batalha no Supremo, o que custou o equivalente a R$ 360 mil.
Mais de 140 mil pessoas, entre eles o apresentador Chris Packham e a atriz Joanna Lumley (do seriado Absolutely Fabulous), assinaram uma petição pedindo a salvação de Geronimo, que também recebeu apoio público de Stanley Johnson, o pai do primeiro-ministro.
Publicidade
A nova febre do YouTube abriu espaço para uma discussão sobre os reflexos de brincadeiras aparentemente inocentes no...
Quebrar estereótipos é um algo que as mulheres são grandes especialistas já que a vida em uma sociedade patriarcal...
O racismo é capaz de destruir as bases de qualquer possibilidade de igualdade, civilidade, justiça e paz – mas não...
A cruzada do presidente dos Estados Unidos contra os imigrantes ganhou mais uma manifestação xenófoba. Durante...
A internet já escolheu um novo ícone de beleza para adorar: o 'gari magia' de Belo Horizonte. Essa história é...
Mabel Calzolari morreu com apenas 21 anos de idade. A atriz, conhecida por trabalhos em "Orgulho e Paixão'' e...
A felicidade é uma busca eterna e constante da humanidade. Como já cantava John Lennon nos tempos de Beatles,...
A música pop vem se tornando cada vez mais triste: essa é a conclusão de um estudo conduzido por pesquisadores da...
A National Geographic está se destacando como uma das principais vozes no debate sobre o uso excessivo do plástico....