Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
” Sem a gordura, nós estaríamos mortos. Sem a gordura, os seres humanos não existiam da maneira como são. Na verdade, gordura representa vida. ” A afirmação é do biólogo evolucionista Daniel Lieberman , da Universidade de Harvard . Ele é um dos entrevistados do curta documentário ” Uma breve história da gordura e por que odiamos ” (“Uma breve história da gordura e por que a odiamos”, em tradução livre), produzido pela revista “Slate“.
‘Uma dieta com pouca gordura é uma boa ideia para a saúde?’, Questiona manchete de um jornal antigo.
O filme faz parte de uma série sobre diabetes estabelecido pelo Laboratório de Comunicação de Ciência em parceria com a publicação. Ele mostra o que está por trás do ódio da humanidade à gordura e como esses compostos atuam em nosso corpo.
Do século XX para cá, a gordura passou a ser vista como a grande vilã do corpo humano – especialmente para as mulheres. A ditadura da magreza e os padrões irreais de beleza colocam um peso nos ombros femininos de que ser magra é o ideal e gorda é ruim . O discurso simula uma preocupação com a alheia de saúde quando, na verdade, está mergulhado em gordofobia .
– Gordofobia: por que corpos gordos são corpos políticos
” Nós associamos a magreza com saúde e, claro, a magreza é uma coisa totalmente diferente. Claramente, há enormes fatores ligados à forma como graus relativos de obesidade ou magreza são percebidos. Obviamente, não é algo que está embutido no homo sapiens, porque há lugares no mundo onde é diferente e há épocas e épocas em que tem sido diferente “, afirma Stephen O’Rahilly , bioquímico e físico da Universidade de Cambridge.
Ele cita o exemplo do pintor barroco Peter Paul Rubens (1577-1640). Na época em que o artista viveu, o ideal de beleza era completamente diferente do que é visto hoje em dia. As mulheres retratadas como belas pelo holandês não consideradas dentro dos padrões de beleza atuais.
” A gordura não existe apenas para ser desagradável e cosmeticamente perturbadora. Ela existe por um motivo “, lembra O’Rahilly.
O pesquisador Bruce Spiegelman , biólogo da Universidade explica que, no processo de evolução, armazenar gordura foi uma vantagem apresentada pelos mamíferos na colonização de ambientes hostis.
A gordura não está no nosso corpo apenas para alterar a nossa fisionomia. Ela é um órgão complexo que tem funções importantes na manutenção saudável do nosso organismo.
” Ela se comunica com os músculos, se comunica com o fígado, com o cérebro e permite que todos os outros tecidos saibam qual é o nível de armazenamento de energia no corpo. ‘Nós devemos diminuir o apetite? Nós devemos aumentar o apetite?’ “, conta Spiegelman. ” É tudo uma rede entrelaçada que permite que o corpo realize suas funções sem perder o controle. “
De acordo com os pesquisadores entrevistados, até mesmo humanos com níveis muito baixos de gordura corporal possuem níveis muito altos se comparados a outros primatas. Esses costumam ter entre 5% e 8% de gordura corporal. Em seres humanos, o percentual fica entre 15% e 25% para mulheres e 10% a 15% para homens.
Publicidade
O cometa Neowise está brilhando para espectadores da Terra desde a semana passada. Embora ele não apareça nos céus...
Principal causa de mortes em todo o mundo, os problemas cardíacos e principalmente os enfartos levam a óbito, segundo...
Pouco mais de um ano após o início da pandemia, as sequelas da Covid-19 ainda são estudadas pela ciência - o que...
Até hoje nenhum humano jamais pisou em Marte, deixando isso somente para sondas e robôs, mas a curiosidade sobre o...
Recentemente, a cidade de Caldas Novas (GO) registrou um surto de conjuntivite. Cerca de 2.000 pessoas buscaram...
Você já teve a sensação de que o planeta enlouqueceu? Com uma amplitude térmica de quase 100ºC ao redor do globo,...
Você pensou que veria carros voadores ou até mesmo a cura para o câncer no século 21, certo? Aparentemente, o...
Você gostar de uma música não significa que ela tem qualidade. Mas, como podemos classificar a qualidade técnica de...
Você sabe o que é Lua Azul? Este é o nome dado a segunda Lua Cheia que acontece em um mesmo mês. Em 2018 o...