Reverb

Adele processada por plágio; entenda acusação que envolve clássico de Martinho da Vila

Redação Hypeness - 13/09/2021

O sambista Toninho Geraes está na boca do povo. Não por causa dos seus belos sambas, eternizados nas vozes de cantores como Zeca Pagodinho e Martinho da Vila, mas por um processo envolvendo o nome de ninguém menos do que Adele. O artista brasileiro está processando a inglesa por plágio de uma canção muito conhecida por aqui, “Mulheres”, popularizada na voz de Martinho da Vila. 

Segundo Geraes, a canção “Million Years Ago”, escrita por Adele em parceria com e o produtor musical e compositor norte-americano Greg Kurstin, tem a mesma melodia do samba de 1995, composto por Toninho e cantada por Martinho em no álbum “Tá delícia, tá gostoso”, lançado no mesmo ano. A música da inglesa nasceu vinte anos depois e está no álbum “25”, de 2015.

– Criadores de ‘Stranger Things’ são acusados de plágio. Faz sentido?

Geraes é reconhecido por ter composto para artistas como Zeca Pagodinho, Paulinho Rezende e Diogo Nogueira

No processo contra Adele, Geraes descreve a música da cantora como ”cópia escancarada”. Segundo ele, 88 compassos, o equivalente a 87% da canção “Mulheres” são repetidos em “Million Years Ago”, sendo, ainda de acordo com o sambista, uma ”apropriação das primeiras notas de introdução, refrão e final”. 

– Milton Nascimento é processado por ‘meninos da capa’ do ‘Clube da Esquina’

Adele e sua gravadora, Recordings/Beggars Group, do grupo Sony Music, receberam notificações extrajudiciais

A internet sempre soube

A música de Adele virou meme nas redes sociais em 2015. A estrela de um debate transatlântico envolvendo samba e música pop viralizou pela semelhança com a canção clássica de Martinho da Vila, escrita por Toninho Geraes. Foi assim que Geraes notou as semelhanças e, desde então, colhe provas para processar a britânica por plágio.

– Nirvana é processado por bebê capa do ‘Nevermind’, que acusa banda de ‘exploração sexual’

Geraes e o cantor Martinho da Vila

Ouça mulheres, de Martinho da Vila:

E ouça também “Millions Years Ago”, de Adele:

“Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada”, disse o compositor em entrevista à Veja.

Publicidade

Foto 1: Getty Images
Fotos 2, 3 e 4: Reprodução / Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Especiais