Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um levantamento da Fiocruz mostrou que a cidade conseguiu reduzir drasticamente os números de dengue, chikungunya e zika vírus graças a alteração dos mosquitos aedes aegypt com uma bactérica. Segundo os dados, a incidência das doenças caiu 70% na cidade e as internações por conta dessas infecções caiu 86%.
– USP aponta eficácia de vírus causador da zika no combate aos tumores cerebrais
Estudos mostraram que doenças infecciosas causadas pelo mosquito da dengue foram reduzidas após controle biológico da doença.
Resumidamente, o município aderiu ao World Mosquito Program, uma iniciativa internacional que desenvolveu uma tecnologia que pode praticamente erradicar a dengue ao redor do planeta. Basicamente, a tecnologia consiste em infectar uma grande quantidade de aedes aegypt com a bactéria Wolbachia.
– Universidade Federal da Paraíba desenvolve inseticida natural que mata mosquito da dengue
A maior parte dos insetos possui essa bactéria em seu corpo, mas o aedes aegypt não. As bactérias são capazes de impedir o desenvolvimento de vírus como a febre amarela e a dengue no corpo do mosquito.
Basicamente, os mosquitos aedes aegypt com a bactéria se tornam maioria rapidamente nos locais onde foram testados e rapidamente eles acabam contendo a disseminação de doenças que utilizam esse inseto como vetor.
Em Niterói, a utilização dos mosquitos começou em 2014 e, atualmente, 75% dos bairros da cidade já possuem populações majoritárias de mosquitos com a bactéria Wolbachia.
– Biólogo brasileiro cria armadilha inovadora contra mosquito da dengue
“Na natureza, ao picar um indivíduo infectado, o mosquito também se infecta. O vírus, então, irá percorrer um longo caminho por todo o corpo do inseto até chegar à glândula salivar. [Já temos] resultado que demonstra que mais da metade dos Aedes com Wolbachia sequer apresentarão Zika na saliva, caso sejam infectados, reforça ainda mais o potencial de utilização em larga escala que esta estratégia apresenta”, explica Luciano Moreira, coordenador do estudo e líder do projeto ‘Eliminar a Dengue: Desafio Brasil’, da Fiocruz.
O Brasil se soma a Colômbia, México, Indonésia, Sri Lanka, Vietnã, Kiribati, Fiji, Vanuatu, Austrália e Nova Caledônia, que também adotam a tática do World Mosquito Program para combater essas doenças infecciosas.
Publicidade
Pesquisadores da Universidade de Varsóvia, na Polônia, estão investigando a possibilidade de uma múmia egípcia ter...
Enquanto a maioria das serpentes se defendem com seus dentes afiadíssimos, sua mordida veloz e principalmente seus...
Apesar de hoje em dia poucas crianças sonharem em ser astronautas, o espaço sideral continua alimentando o...
Com essas o miliomário Jeff Bezos não contava. O lançamento do foguete New Shepard, de sua empresa Blue Origin,...
Eficaz contra a impotência, asma e o câncer. São essas as alegações da medicina tradicional chinesa e...
As benesses trazidas pelo uso do sabão combinado com a água já são conhecidas há mais de 3 mil anos. Ainda que a...
Adoecer de tanto trabalhar pode parecer um exagero por pessoas mais atarefadas ou estressadas, mas é, em verdade, uma...
Tem horas que dá vontade de fugir desse planeta, não é mesmo? Infelizmente, ainda não é nada fácil sair por...
Sendo a única verdade incontornável e absoluta que carregamos, naturalmente a morte é tema de interesse intenso, da...