Arte

Agenda Hype em casa: festivais Timbre, Entretodos, Cinema Russo e muita música na semana

Gabriela Rassy - 14/09/2021 | Atualizada em - 16/09/2021

Chegou sua degustação semanal de pura arte e cultura! E esta seleção está recheada por motivos de: muitos festivais lindos e gratuitos rolando nesse mundão online.

Começando pela música, o Festival Timbre, que acontece em Uberlândia, faz edição online rememorando bons shows que passaram por ali nos tempos presenciais (voltaremos, temos certeza!). A principal atração é a deusa Elza Soares que faz live ao lado do rapper mineiro Renegado.

Nos lançamentos da música, destaque para Gali Galó e Gabeu em uma parceria que celebra as pazes com suas raízes. Marissol Mwabe lança “Marte”, numa conversa íntima sobre carinho e amor; e Bruna Mendez solta a edição Deluxe de Corpo Possível com um olhar para o pop.

Vale ainda acompanhar a programação do 2º Festival de Cinema Russo e suas poderosas histórias, além do Entretodos – Festival de Filmes Curtos e Direitos Humanos, com mais de 200 obras de diretores nacionais e internacionais.

Nas dicas de delivery da semana, quatro boas opções de restaurantes orientais para ninguém botar defeito e sair lambendo a boquita.

Vem na minha! Ah, e não esquece de dar o play 😉

#live

Festival Timbre
15 e 19 de setembro
Shows pelo Youtube e palestras pelo Instagram
O evento faz uma edição especial neste ano de 2021, adiantando a celebração dos dez anos que serão completados no ano que vem. Sediando em Uberlândia, o Timbre segue para a internet no Timbre Online, que traz como apresentação principal a diva da MPB Elza Soares ao lado do rapper mineiro Renegado. Na live que fecha o evento, no dia 19 de setembro, às 21h, Elza e Renegado apresentam grandes sucessos da carreira da artista, canções do rapper e recentes hinos como “Maria de Vila Matilde” que está no celebrado “Mulher do Fim do Mundo” (2015) e a parceria lançada em julho de 2020, “Negão Negra”. Rolam ainda shows de Porcas Borboletas, Gabriel Gonti, Black Pantera, Arthur Xará e Natania Borges convida Vaine.

Ecos das Margens, com Alício Amaral
17 a 26 de Setembro, sextas-feiras e sábados, às 21h, domingos, às 20h
Grátis pelo Fb ou YT da Cia. Mundu Rodá
Show musical inspirado no universo da rabeca brasileira que reúne releituras de composições tradicionais populares e composições autorais do multiartista Alício Amaral. No repertório canções como “Cantiga de Cego” de Cego Oliveira, “Malabá – Boi da Mão de Pau”, inspirada no poema “Romance do Boi da Mão de Pau” de Fabião das Queimadas e “Silêncio”, inspirada no livro “O amanhã não está à venda”, de Ailton Krenak, entre outras.

#música

Gali Galó & Gabeu | Na Frente Dos Bois
Depois que Gali Galó conheceu o primeiro single “Amor Rural” de Gabeu em 2019, não teve dúvidas sobre convidá-lo para fundar o Fivela Fest, O Primeiro Festival Queernejo do Brasil. Após dois anos, a dupla finalmente entrega uma música em parceria. “Essa música tem a ver com fazer as pazes com a nossa terra. Olhar para ela de uma nova forma e valorizar nossas raízes. Pode ser um caminho para curar nossa criança interior”, comenta Gali Galó.

Marissol Mwaba | Marte
Depois de colaborar com artistas e produções importantes do rap nacional, como Emicida e Rincon Sapiência, a cantora e compositora de origem congolesa iniciou um novo momento em sua carreira. Em junho de 2021, mergulhou a potência de sua voz cristalina no R&B em um flerte mais direto com o hip hop em sua última música lançada, “Chupando Versos”, com participações de Linn da Quebrada, Drik Barbosa e François Muleka e beats de Lucs Romero. Com “Marte” avança ainda mais profundamente para este novo lugar musical, propondo uma conversa íntima sobre carinho e amor.

Ney Matogrosso, Edi Rock e Linn da Quebrada | Nada Será Como Antes
Os versos “Eu já estou com o pé nessa estrada / Qualquer dia a gente se vê / Sei que nada será como antes, amanhã”, famosos na voz de Milton Nascimento, acabam de ganhar uma nova roupagem. Em uma parceria inédita, o rapper Edi Rock – um dos precursores do movimento hip hop no Brasil e membro fundador do grupo Racionais MC’s – se une à Ney Matogrosso e Linn da Quebrada em uma releitura da faixa, escolhida como tema da segunda temporada da série “Segunda Chamada”.

Bruna Mendez feat Tiê | Me Chama De Novo
O álbum “Corpo Possível”, que Bruna lançou em 2019, acaba de ganhar edição Deluxe com novas faixas apontando para um caminho pop cheio de possibilidades e texturas. A faixa sensual em parceria com Tiê ganhou ainda clipe em vídeo arte para nossa degustação.

Aiace e Mestrinho | Quando A Gente Se Vê
Este coco urbano, guiado por instrumentos orgânicos, bases eletrônicas e vocais marcantes de Aiace que se entrelaçam com os de Mestrinho e sua sanfona magistral. Na letra, um lembrete escondido: gente precisa de gente! Composta há muitos anos por seu pai Gileno Felix, canção foi propositalmente guardada para que a cantora baiana – e filha – a cantasse em seu futuro.

Paolo Ravley | AUÊ
Em seu novo projeto, o artista compõe, produz, canta, dança e dirige o seu próprio videoclipe. A faixa é guiada pelos diferentes sons da guitarrada que vem do norte e nordeste brasileiro em uma aposta no tropicalismo pop repleto de gingado. Um som feito para agitar e descontrair. Assumidamente, gatilho para aquela nossa vontade de dançar e sorrir na companhia de amigues.

Taco de Golfe | Memorandos
A banda instrumental sergipana lança seu novo álbum, resultado de um processo criativo completamente intenso e imersivo dos músicos Gabriel Galvão (guitarra) e Alexandre Damasceno (bateria) durante os primeiros meses da quarentena em 2020. Chega um álbum disruptivo, difuso e envolvente que caminha por direções sonoras distintas exatamente apontando para estes sentimentos pandêmicos inconstantes e mutáveis.

#filmes

2º Festival de Cinema Russo
16/9 a 10/10
Grátis na spcineplay
Novos encontros com os personagens do cinema russo, histórias poderosas e fortes emoções estão reunidos na mostra. Destaque para o drama policial “Masha”, de Anastasiya Palchikova sobre a Rússia nos turbulentos anos 90; para o drama histórico “A História de um Compromisso”, de Avdotya Smirnova, que leva os espectadores a um período anterior, o Século 19, quando uma história ousada, baseada em fatos, se desenrola. Um dos personagens é o grande escritor russo Leon Tolstoy.

Entretodos – Festival de Filmes Curtos e Direitos Humanos
De 11 a 26 de setembro

Grátis no site e no Spcineplay
Evento acontece no formato híbrido e traz uma extensa programação com mais de 200 obras de diretores nacionais e internacionais, são 42 produções do exterior, vindas de países como Irã, Israel, França, EUA, Canadá, Grécia, entre outros, todos sobre ou produzidos durante a pandemia.

https://www.instagram.com/reel/CS7u50Mnjzy/

#podcast

Caminhos Intuitivos com Monique Evelle
Para entender o peso das iniciativas culturais periféricas no território urbano e a força que possuem para fazer a economia girar, a apresentadora Monique Evelle conversa com Mauricio Sacramento, fundador e diretor criativo da Batekoo, e com Yvie Oliveira, produtora executiva do Brasil Grime Show, sobre os impactos dos novos centros urbanos na produção cultural brasileira. Maurício e Yvie contam a trajetória das duas plataformas que começaram como ações culturais e hoje se desenvolvem economicamente quanto negócios, por meio de parcerias com marcas, fusão com grandes empresas, estruturação como selos musicais, dentre muitos outros projetos.

Acesse o podcast aqui!

#cênicas

3° Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos Brasil”
De 14 a 26 de setembro
Grátis pelo Youtube do VQV Brasil, Youtube do SESC Santo André e do SESC SP
Nesta edição online, o evento conecta pessoas do Brasil inteiro e valoriza o protagonismo de artistas adolescentes de diferentes regiões, promovendo um espaço de encontro e incentivo ao teatro jovem latino-americano. A temática principal é a celebração do centenário do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire e a abordagem das pedagogias democráticas. Destaque para “Suçuaranas – O Brasil através dos olhos daquelas que não abaixaram a cabeça”, espetáculo sobre mulheres que constroem, resistem e moldam a nossa história (quinta, 16, 20h).

Animadinhos Ciberteatro
De quinta, 16, a domingo, 26 de setembro
Quintas às 15h, sextas às 11h, sábados e domingos às 18h
Grátis pelo YouTube da Firjan SESI
O evento online reúne, de forma inédita, animação, teatro, cinema e novas tecnologias, trazendo neste mês o espetáculo infanto-juvenil “Era uma vez um adulto”, desenvolvido pela Companhia Cegonha – Bando de Criação. Na peça o boneco se une ao roteiro que trata sobre a infância, a leveza e a importância do espírito da brincadeira.

#livros

Black Power – A Política de Libertação nos Estados Unidos, de Charles V. Hamilton e Kwame Ture
Após mais de 50 anos de sua primeira publicação, o livro continua tendo uma profunda relevância social e sendo um documento eloquente do movimento pelos direitos civis. Isso porque não se trata de um simples manual para a militância negra, pois esses olhares estão em constante mudança, mas de um chamamento ao poder negro em todas as instâncias e atemporal. A primeira frase do prefácio original resume bem o papel da obra: “Este livro é sobre o porquê, onde e de que maneira os negros nos Estados Unidos devem se unir. É sobre negros cuidando dos seus assuntos — assuntos dos e para os negros.”

#delivery

Thai e-san
O melhor restaurante tailandês da cidade tem nome e é esta maravilha chamada Thai e-san. Quem passa pela pequena porta na Liberdade não imagina as delícias que saem (inclusive para delivery) da cozinha. Não se deixe levar por ideias anteriores de harumaki, pois mesmo por delivery o da casa chega incrivelmente crocante e acompanhado de um molho que nada tem a ver com aquele rosa choque padrão de algumas casas orientais. Destaque para o clássico pad thai de camarão e para o khow pat subparod, que une arroz, frutos do mar, abacaxi, curry, ovos, molhos de peixe e de ostra – ambos muito bem servidos!

Mapu
Neste restaurante taiwanês acontece a maravilhosa junção entre o tradicional e o inovador. Enquanto no almoço são servidos pratos como Pian Tong nas versões de porco, frango e bolinho de nabo, no jantar reinam as porções para compartilhar. Destaque para a Berinjela Missô Shoyu, que tem a textura mais perfeita que já vi, e para os macios Baos em seus mais diversos sabores.

Bentō Box
É japonês delicioso e acessível que você quer? Então pega na minha mão e vem conhecer a casa especializada em delivery da chef Telma Shiraishi – responsável pelo Aizomê e dona do meu coração para todo o sempre. O Bentō Box surgiu durante a pendemia para dar uma opção gostosa, prática e com a qualidade que só Telma sabe oferecer. As porções chegam compactas em caixinhas de 200g ou 500g. Práticas, elas são perfeitas para um almoço no meio do expediente em qualquer ambiente e um jantar delicioso – inclusive com boas opções para compartilhar. Não deixe de provar o Camarão Crocante, feito com camarão rosa empanado em flocos de arroz crocante e aonori, molho de maionese picante com sriracha e ovas masago.

Publicidade

Fotos: divulgação


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.