Arte

Agenda Hype em Casa: Inhotim em Cena, Agenda Tarsila e Cinefantasy nos destaques

Gabriela Rassy - 08/09/2021 | Atualizada em - 09/09/2021

Eventos online que nos transportam para onde gostaríamos de estar. Assim chegou o Inhotim em Cena, que estreia neste fim de semana, em todos os canais do museu a céu aberto de Brumadinho. Neste episódio, a cantora Xenia França apresenta faixas de seu primeiro álbum em meio ao jardim do Inhotim.

Nesta semana, destaque ainda para o lançamento da Agenda Tarsila e sua programação que abre os trabalhos das comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 22. A Virada Sustentável também segue com sua programação com show de Gal Costa em formato híbrido.

Nos lançamentos, a parceria entre Rincon Sapiência e Marissol Mwaba na faixa Sol; a versão de Mutante na voz de Mel; o segundo EP do Trevo; e o single Noite de Caça, de Mateus Carrilho e Gloria Groove.

Vem na minha e dá o play nos lançamentos de setembro!

#lives

Inhotim em Cena | Instagram @inhotim, Facebook e YouTube
Sábado, 11 de setembro, a partir das 11h
Grátis
A cantora e compositora baiana Xenia França traz uma performance musical inédita para o Inhotim em Cena. O repertório embalado por jazz, música eletrônica, ritmos cubanos e afro brasileiros e gravado entre as Patas de Elefante, um dos elementos mais fortes do jardim do Inhotim. Entre os destaques do repertório, está a música Pra que me chamas?, do álbum XENIA (2017), disco com produção musical de Lourenço Rebetez e Pipo Pegoraro, e coprodução da própria artista. A música e o álbum, inclusive, renderam à Xenia a indicação ao Latin Awards Grammy em duas categorias.

Agenda Tarsila
Diariamente, até 2022
Grátis
Em 2022, a Semana de Arte Moderna, que marcou cultural e artisticamente o Brasil, completará 100 anos. Para selar o acontecimento, eventos culturais consagrarão o centenário do movimento modernista e a programação estará disponível na Agenda Tarsila. A plataforma reúne mais de 100 atividades em diversas linguagens artísticas, como exposições, apresentações de música, cinema e audiovisual, artes visuais, dança, festivais, literatura, seminários, palestras, cursos e oficinas que serão feitas até dezembro de 2022 de maneira online e presencial. Destaque para a série Outras Vanguardas, com shows online de  Tulipa Ruiz, Metá Metá, entre outros; e para as exposições que já estão abertas no MAM-SP, Museu Casa Portinari e CCBB-Rio com obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Zita Aita, entre outros representantes do movimento modernista.

9º FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre
Setembro e outubro
Grátis
A programação online começa com a Mostra Especial de Longas onde, a cada semana de setembro será dedicada a um filme, que ficará disponível gratuitamente durante 24 horas no site do festival, sempre a partir das 20h de cada sábado até às 20h do domingo. Nas terças-feiras, às 19h, será realizada uma live na fanpage do FRAPA no Facebook com os respectivos roteiristas de cada obra, que farão um estudo de caso do roteiro e responderão perguntas do público. O PDF dos roteiros estão disponíveis para download.

#música

Mateus Carrilho e Gloria Groove | Noite de Caça
A faixa marca a parceria de dois cantores conhecidos pelo talento e por usarem seu espaço para ampliar as vozes da comunidade LGBTQIA+. O resultado é em um reggaeton contagiante, no melhor clima de flerte, paquera e muita dança. O single ganhou sua versão em vídeo dirigido por João Monteiro, com cenas ambientadas em uma savana, onde os predadores imperam e o calor domina. Mateus e Gloria se tornam dois grandes felinos, que se encontram e esquentam a atmosfera para viverem uma noite de caça, como grandes predadores indo em busca da sua caça construindo todo um mistério de sedução dessa “caçada” entre os personagens.

Mel | Mutante
Numa releitura do clássico de Rita Lee e Roberto de Carvalho, a cantora Mel apresenta versão de Mutante. “Quando decidi fazer essa releitura pensei muito no início da minha transição, que nunca mais parou”, conta em seu Instagram. 

Rincon Sapiência | Sol
O artista celebra sua 36° volta ao sol e mais de vinte anos siderais de carreira com uma ode ao astro rei com o lançamento da faixa, com participação de Marissol Mwaba, também parceira na composição. A música conta com videoclipe codirigido por Marshall Farias e Rincon e filmado num raro dia quente de agosto, na zona leste da capital paulista.

Pré save aqui!

Trevo | Água de Flor
O cantor e compositor baiano acaba de lançar o segundo EP de sua carreira. Com roteiro, direção musical e visual assinadas pelo próprio artista, repertório passa por atmosferas que apresentam nuances que vão do batuque afro-brasileiro ao experimental, documentando processos de cura, ancestralidade, percepções sensíveis, íntimas e coletivas. Com influências de Lazzo Matumbi, Mateus Aleluia e Caetano Veloso, ‘Água de Flor’ tem canções produzidas por Marcelo Gerab, Rico Jorge, JTK e Pivaratu, com participações de Luiza de Alexandre, Yaminah Garcia, Layla Afrika, Hodari e o rapper mineiro Joca. Versão audiovisual conta com direção de arte de Felipa Damasco e fotografia por Vinícius de Andrade e Naelson de Castro.

Naiá Camargo | Lua Nova
Entendendo que somos parte de um todo e que nossas ações impactam o coletivo, a cantora Naiá Camargo traz em novo clipe, visibilidade para pautas que projetam um futuro de maior equilíbrio, consciência social e ambiental.  Embalada por uma estética mpb-pop e dançante, Naiá Camargo solta seu timbre vocal em Lua Nova para entoar questões profundas como um futuro coletivo. A faixa, que será lançada via selo Relva Music, traz a composição de Felipe El e a produção musical vem assinada por Rodolfo Dox Lacerda e Marcos Maurício.

Danzo | Favelado Enriquecendo
Beats, bailes e marcas de roupas costumam guiar a narrativa de muitos sons ligados ao trap. Nome em ascensão dessa cena, Danzo coloca esses assuntos de lado em seu próximo lançamento, o single, para versar sobre superação e o rap como ferramenta de realização de sonhos.

Afluentes: um filme de Héloa
Retornar às origens para buscar novas direções. É com esse mote que a artista sergipana, Héloa, se debruça sobre seus 15 anos de carreira para apresentar o show Afluentes, que ganha um formato de filme e uma roupagem mais pop sobre seu trabalho artístico. Revisitando seus trabalhos musicais, dois álbuns e dois EPs, Héloa traz em Afluentes um show filme com 16 faixas, que ganharam uma estética pop, dançante, com forte presença de beats eletrônicos somados a elementos das culturas tradicionais, afro indígena e diaspórica. A produção musical é assinada por Yuri Queiroga em conjunto com Héloa. O lançamento conta com o apoio da Lei Aldir Blanc de Sergipe.

Semper Volt | Massa Crítica
“Se você está explodindo por dentro, você não está sozinho”, esse é um belo resumo do novo clipe do artista pernambucano radicado em São Paulo Semper Volt, “Massa Crítica”. A canção faz parte do disco “Cristal” lançado ano passado em meio a pandemia de Covid-19 e que numa mistura entre o eletrônico e a música brasileira pega a indiganção das manifestações e o desencanto geral com a política e transforma em música. A música é um retrato das manifestações de 2013, que mudaram de foco quando foram aderidas por mais gente. Deixaram de ser apenas pelo vale-transporte gratuito e acabaram sendo usadas para a derrubada da presidenta Dilma Rousseff (2011-2016).

Gum Pop | De Amigo Pra Amigo
Formada por cinco mulheres que defendem o feminismo, o amor próprio, o corpo livre e a comunidade LGBTQIA+ – da qual três delas fazem parte -, a banda lança seu terceiro single autoral com diversas menções a clássicos da cultura pop, falando sobre os tipos de amizade, inclusive aquelas que fogem do convencional.

#cinema

12º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico
1º de setembro a 1º de dezembro
Grátis
Nesta edição, recebemos a inscrição de 726 filmes de 71 países, dos cinco continentes. E é uma edição com olhar 100% feminino, com a seleção realizada por 15 curadoras, com 45 juradas e 15 mostras competitivas. A diretora e atriz Helena Ignez, homenageada do ano, tem sete de suas obras na direção e o documentário “A Mulher de Luz Própria” de Sinai Sganzerla, exibidos no festival. Vale ainda visitar a exposição “Elas estão Comigo” da artista Daniela Távora e a participar das atividades formativas oferecidas pela Oficina Cultural Oswald de Andrade.

#cênicas

Na Sala com Clarice
11 de setembro a 2 de outubro, sábados às 20h
R$ 50 (inteira)
Esta peça literária on-line, interativa, acontece aos moldes de um jantar. Só que neste jantar o cardápio é literário, composto por contos e crônicas de Clarice Lispector. E é o público quem escolhe, ao longo da apresentação, os cinco textos que gostaria que fossem apresentados naquela noite: um como entrada, dois como pratos principais, um como sobremesa e um como cafezinho. Obras que compõem um panorama de múltiplas facetas da autora, incluindo narrativas em que podemos perceber a própria Clarice em diferentes fases da vida. A duração da peça pode variar de 70 a 90 minutos, em função das escolhas do público.

#livro

Memórias da Mama Blanca
A história se dá em torno das lembranças de Blanca Nieves, que narra em primeira pessoa passagens da infância vivida na fazenda Pedra Azul, antes de sua família mudar-se para Caracas. Filha do dono da fazenda, Blanca (e suas cinco irmãs) recebe tratamento de “princesa” em Pedra Azul, local que conta com engenho de cana, curral, jardim, pomar, cachoeira – sendo, assim, oferecido à sua família uma vida de total bem-estar; e, ao leitor, um ambiente bucólico, de sonhos, nostalgia e também conflitos.

#podcast

Amanhãs: O Futuro das Artes da Cena
A série estreia em 3 de setembro abordando, em sua primeira temporada, os diversos desafios do teatro no pós-pandemia. Serão seis episódios quinzenais, que visam refletir, a partir dos elementos que estruturam o fazer teatral, o futuro das artes da cena a partir dos desafios impostos pela Covid-19. Em cada episódio, serão convidados profissionais de diferentes áreas do teatro: atores, dramaturgos, figurinistas, compositores, cenógrafos, produtores, iluminadores e encenadores.

#visuais

Beatriz Milhazes: Avenida Paulista
O Museu de Arte de São Paulo acaba de lançar um novo projeto chamado MASP 360º. Tratam-se de tours virtuais em 3D que possibilitam uma visita imersiva em exposições recentes do museu. Milhazes é uma das artistas brasileiras mais importantes no cenário artístico nacional e internacional. Reconhecida por sua produção icônica, ela trabalha com um complexo repertório de imagens associadas a diversos motivos, origens e fontes, oscilando entre a abstração e a figuração, a geometria e a forma livre.

Publicidade

Destaque: Xenia França no Inhotim em Cena | Dir. de arte @domitiladepaulo


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.