Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Eventos online que nos transportam para onde gostaríamos de estar. Assim chegou o Inhotim em Cena, que estreia neste fim de semana, em todos os canais do museu a céu aberto de Brumadinho. Neste episódio, a cantora Xenia França apresenta faixas de seu primeiro álbum em meio ao jardim do Inhotim.
Nesta semana, destaque ainda para o lançamento da Agenda Tarsila e sua programação que abre os trabalhos das comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 22. A Virada Sustentável também segue com sua programação com show de Gal Costa em formato híbrido.
Nos lançamentos, a parceria entre Rincon Sapiência e Marissol Mwaba na faixa Sol; a versão de Mutante na voz de Mel; o segundo EP do Trevo; e o single Noite de Caça, de Mateus Carrilho e Gloria Groove.
Vem na minha e dá o play nos lançamentos de setembro!
Inhotim em Cena | Instagram @inhotim, Facebook e YouTube
Sábado, 11 de setembro, a partir das 11h
Grátis
A cantora e compositora baiana Xenia França traz uma performance musical inédita para o Inhotim em Cena. O repertório embalado por jazz, música eletrônica, ritmos cubanos e afro brasileiros e gravado entre as Patas de Elefante, um dos elementos mais fortes do jardim do Inhotim. Entre os destaques do repertório, está a música Pra que me chamas?, do álbum XENIA (2017), disco com produção musical de Lourenço Rebetez e Pipo Pegoraro, e coprodução da própria artista. A música e o álbum, inclusive, renderam à Xenia a indicação ao Latin Awards Grammy em duas categorias.
Agenda Tarsila
Diariamente, até 2022
Grátis
Em 2022, a Semana de Arte Moderna, que marcou cultural e artisticamente o Brasil, completará 100 anos. Para selar o acontecimento, eventos culturais consagrarão o centenário do movimento modernista e a programação estará disponível na Agenda Tarsila. A plataforma reúne mais de 100 atividades em diversas linguagens artísticas, como exposições, apresentações de música, cinema e audiovisual, artes visuais, dança, festivais, literatura, seminários, palestras, cursos e oficinas que serão feitas até dezembro de 2022 de maneira online e presencial. Destaque para a série Outras Vanguardas, com shows online de Tulipa Ruiz, Metá Metá, entre outros; e para as exposições que já estão abertas no MAM-SP, Museu Casa Portinari e CCBB-Rio com obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Zita Aita, entre outros representantes do movimento modernista.
9º FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre
Setembro e outubro
Grátis
A programação online começa com a Mostra Especial de Longas onde, a cada semana de setembro será dedicada a um filme, que ficará disponível gratuitamente durante 24 horas no site do festival, sempre a partir das 20h de cada sábado até às 20h do domingo. Nas terças-feiras, às 19h, será realizada uma live na fanpage do FRAPA no Facebook com os respectivos roteiristas de cada obra, que farão um estudo de caso do roteiro e responderão perguntas do público. O PDF dos roteiros estão disponíveis para download.
Mateus Carrilho e Gloria Groove | Noite de Caça
A faixa marca a parceria de dois cantores conhecidos pelo talento e por usarem seu espaço para ampliar as vozes da comunidade LGBTQIA+. O resultado é em um reggaeton contagiante, no melhor clima de flerte, paquera e muita dança. O single ganhou sua versão em vídeo dirigido por João Monteiro, com cenas ambientadas em uma savana, onde os predadores imperam e o calor domina. Mateus e Gloria se tornam dois grandes felinos, que se encontram e esquentam a atmosfera para viverem uma noite de caça, como grandes predadores indo em busca da sua caça construindo todo um mistério de sedução dessa “caçada” entre os personagens.
Mel | Mutante
Numa releitura do clássico de Rita Lee e Roberto de Carvalho, a cantora Mel apresenta versão de Mutante. “Quando decidi fazer essa releitura pensei muito no início da minha transição, que nunca mais parou”, conta em seu Instagram.
Rincon Sapiência | Sol
O artista celebra sua 36° volta ao sol e mais de vinte anos siderais de carreira com uma ode ao astro rei com o lançamento da faixa, com participação de Marissol Mwaba, também parceira na composição. A música conta com videoclipe codirigido por Marshall Farias e Rincon e filmado num raro dia quente de agosto, na zona leste da capital paulista.
Trevo | Água de Flor
O cantor e compositor baiano acaba de lançar o segundo EP de sua carreira. Com roteiro, direção musical e visual assinadas pelo próprio artista, repertório passa por atmosferas que apresentam nuances que vão do batuque afro-brasileiro ao experimental, documentando processos de cura, ancestralidade, percepções sensíveis, íntimas e coletivas. Com influências de Lazzo Matumbi, Mateus Aleluia e Caetano Veloso, ‘Água de Flor’ tem canções produzidas por Marcelo Gerab, Rico Jorge, JTK e Pivaratu, com participações de Luiza de Alexandre, Yaminah Garcia, Layla Afrika, Hodari e o rapper mineiro Joca. Versão audiovisual conta com direção de arte de Felipa Damasco e fotografia por Vinícius de Andrade e Naelson de Castro.
Naiá Camargo | Lua Nova
Entendendo que somos parte de um todo e que nossas ações impactam o coletivo, a cantora Naiá Camargo traz em novo clipe, visibilidade para pautas que projetam um futuro de maior equilíbrio, consciência social e ambiental. Embalada por uma estética mpb-pop e dançante, Naiá Camargo solta seu timbre vocal em Lua Nova para entoar questões profundas como um futuro coletivo. A faixa, que será lançada via selo Relva Music, traz a composição de Felipe El e a produção musical vem assinada por Rodolfo Dox Lacerda e Marcos Maurício.
Danzo | Favelado Enriquecendo
Beats, bailes e marcas de roupas costumam guiar a narrativa de muitos sons ligados ao trap. Nome em ascensão dessa cena, Danzo coloca esses assuntos de lado em seu próximo lançamento, o single, para versar sobre superação e o rap como ferramenta de realização de sonhos.
Afluentes: um filme de Héloa
Retornar às origens para buscar novas direções. É com esse mote que a artista sergipana, Héloa, se debruça sobre seus 15 anos de carreira para apresentar o show Afluentes, que ganha um formato de filme e uma roupagem mais pop sobre seu trabalho artístico. Revisitando seus trabalhos musicais, dois álbuns e dois EPs, Héloa traz em Afluentes um show filme com 16 faixas, que ganharam uma estética pop, dançante, com forte presença de beats eletrônicos somados a elementos das culturas tradicionais, afro indígena e diaspórica. A produção musical é assinada por Yuri Queiroga em conjunto com Héloa. O lançamento conta com o apoio da Lei Aldir Blanc de Sergipe.
Semper Volt | Massa Crítica
“Se você está explodindo por dentro, você não está sozinho”, esse é um belo resumo do novo clipe do artista pernambucano radicado em São Paulo Semper Volt, “Massa Crítica”. A canção faz parte do disco “Cristal” lançado ano passado em meio a pandemia de Covid-19 e que numa mistura entre o eletrônico e a música brasileira pega a indiganção das manifestações e o desencanto geral com a política e transforma em música. A música é um retrato das manifestações de 2013, que mudaram de foco quando foram aderidas por mais gente. Deixaram de ser apenas pelo vale-transporte gratuito e acabaram sendo usadas para a derrubada da presidenta Dilma Rousseff (2011-2016).
Gum Pop | De Amigo Pra Amigo
Formada por cinco mulheres que defendem o feminismo, o amor próprio, o corpo livre e a comunidade LGBTQIA+ – da qual três delas fazem parte -, a banda lança seu terceiro single autoral com diversas menções a clássicos da cultura pop, falando sobre os tipos de amizade, inclusive aquelas que fogem do convencional.
12º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico
1º de setembro a 1º de dezembro
Grátis
Nesta edição, recebemos a inscrição de 726 filmes de 71 países, dos cinco continentes. E é uma edição com olhar 100% feminino, com a seleção realizada por 15 curadoras, com 45 juradas e 15 mostras competitivas. A diretora e atriz Helena Ignez, homenageada do ano, tem sete de suas obras na direção e o documentário “A Mulher de Luz Própria” de Sinai Sganzerla, exibidos no festival. Vale ainda visitar a exposição “Elas estão Comigo” da artista Daniela Távora e a participar das atividades formativas oferecidas pela Oficina Cultural Oswald de Andrade.
Na Sala com Clarice
11 de setembro a 2 de outubro, sábados às 20h
R$ 50 (inteira)
Esta peça literária on-line, interativa, acontece aos moldes de um jantar. Só que neste jantar o cardápio é literário, composto por contos e crônicas de Clarice Lispector. E é o público quem escolhe, ao longo da apresentação, os cinco textos que gostaria que fossem apresentados naquela noite: um como entrada, dois como pratos principais, um como sobremesa e um como cafezinho. Obras que compõem um panorama de múltiplas facetas da autora, incluindo narrativas em que podemos perceber a própria Clarice em diferentes fases da vida. A duração da peça pode variar de 70 a 90 minutos, em função das escolhas do público.
Memórias da Mama Blanca
A história se dá em torno das lembranças de Blanca Nieves, que narra em primeira pessoa passagens da infância vivida na fazenda Pedra Azul, antes de sua família mudar-se para Caracas. Filha do dono da fazenda, Blanca (e suas cinco irmãs) recebe tratamento de “princesa” em Pedra Azul, local que conta com engenho de cana, curral, jardim, pomar, cachoeira – sendo, assim, oferecido à sua família uma vida de total bem-estar; e, ao leitor, um ambiente bucólico, de sonhos, nostalgia e também conflitos.
Amanhãs: O Futuro das Artes da Cena
A série estreia em 3 de setembro abordando, em sua primeira temporada, os diversos desafios do teatro no pós-pandemia. Serão seis episódios quinzenais, que visam refletir, a partir dos elementos que estruturam o fazer teatral, o futuro das artes da cena a partir dos desafios impostos pela Covid-19. Em cada episódio, serão convidados profissionais de diferentes áreas do teatro: atores, dramaturgos, figurinistas, compositores, cenógrafos, produtores, iluminadores e encenadores.
Beatriz Milhazes: Avenida Paulista
O Museu de Arte de São Paulo acaba de lançar um novo projeto chamado MASP 360º. Tratam-se de tours virtuais em 3D que possibilitam uma visita imersiva em exposições recentes do museu. Milhazes é uma das artistas brasileiras mais importantes no cenário artístico nacional e internacional. Reconhecida por sua produção icônica, ela trabalha com um complexo repertório de imagens associadas a diversos motivos, origens e fontes, oscilando entre a abstração e a figuração, a geometria e a forma livre.
Publicidade
O Cais do Valongo é memória viva de um passado que o Brasil finge não existir. Principal porto de entrada de...
Agosto começa brabo com festivais de música, mostras de cinema, artes visuais e boas dicas para uma semana linda e...
Agosto apenas começou e já preparamos uma seleção quentinha do melhor da programação de São Paulo a Pernambuco....
Junho vai chegando ao fim e com ele boa parte das festas juninas dão lugar aos eventos de férias. Inverno ameno...
Muita coisa está rolando em Sampa, além da falta de água. Para afogar as mágoas ou se livrar delas, finalmente...
Essa semana tem tanta novidade rolando que quase que a agenda não sai a tempo. Finalmente fechada, a seleção de...
Uma semana de rock, bebê - mas não só, claro. Dia 13 de julho é o Dia do Rock e a comemoração começa com Leoni e...
Mais uma semana de programação deliciosa para curtir em casa, desta vez com dois festivais de muito respeito nos...
Queria mesmo ter 89 mil dicas para a agenda desta semana, mas as poucas e boas desta seleção valem mais que uma...