Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Você sabia que o litoral do Nordeste brasileiro já foi atingido por um tsunami? Segundo estudos recentes, o maremoto de 1775 em Lisboa, que destruiu a cidade portuguesa e teve efeitos na Irlanda, no Marrocos, no Caribe e nos Estados Unidos, também causou destruição na costa Nordeste do Brasil naquele ano.
Maremoto de Lisboa é evento central para a compreensão da história moderna brasileira e portuguesa; desastre não ficou reservado ao Atlântico Norte, mas causou vítimas no Brasil
Os registros são poucos, mas foram coletados por Alberto Veloso, autor do livro “Tremeu a Europa e o Brasil” e também publicados em um artigo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 2020. Segundo as pesquisas, as ondas foram grandes e superaram os 2 metros, algo incomum para aquelas regiões. Em Tamandaré (PE), as ondas avançaram por mais de 800 metros para dentro do vilarejo e em Lucena, na Paraíba, mais de 300 metros depois da costa foram inundados também.
– Tsunami no Alasca é efeito de mudança climática e pode ameaçar o Ártico e o planeta
Documentos da época de cartas afirmam que o terremoto fez vítimas. “Em Lucena e Tamandaré, a enchente do terremoto entrou pela terra adentro coisa de uma légua (4 a 5 km) terra adentro e levou algumas casas de palhoça e falta um rapaz e uma mulher”, diz uma carta recolhida por Alberto Veloso.
O maremoto de Lisboa de 1775 foi causado após um terremoto de 8,5 pontos na escala Richter ser registrado nas proximidades da costa portuguesa. Apenas um bairro da capital ficou intacto e toda a cidade foi reconstruída sob as ordens de Marquês de Pombal, figura controversa da história do Brasil e de Portugal.
E seria possível que um evento sísmico do outro lado do Atlântico causasse algo similar a um tsunami na costa brasileira nos dias de hoje?
Desde semana passada, uma grande atividade sísmica vem sendo registrada na região de Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, um território espanhol que se localiza no Atlântico Norte. Desde um estudo realizado no início dos anos 2000, pesquisadores tentam entender quais seriam os impactos de uma erupção de grandes proporções na costa Atlântica.
Erupção nas Ilhas Canárias ocorreu após 50 anos; risco de vulcão de La Palma causar tsunami no Brasil é ínfimo
Em um cenário bastante específico, ou seja, caso uma parede lateral do vulcão de Cumbre Vieja se rompesse e o magma fosse direcionado ao Oceano Atlântico, é possível que um tsunami de grandes proporções afetasse o Brasil. Entretanto, a chance de ocorrer o rompimento da parede lateral do vulcão das Ilhas Canárias é ínfima.
“Os pesquisadores enfatizaram o pior cenário ao admitir a caída total do bloco rochoso, uma vez que ele poderia vir abaixo, em partes, e o impacto final seria bem menor. Outra questão é saber se o tsunami se dispersaria rapidamente, ou se se propagaria a distâncias transoceânicas, implicando, nesse caso, grande perigo às populações costeiras. Apesar de todas as incertezas de ocorrência, um tsunami dessa natureza produziria danos por quase todo o Atlântico”, explica, em artigo de 2016, o professor Alberto Veloso.
Hoje, o mundo assiste à erupção do vulcão de Cumbre Vieja, mas, pelo que indicam os dados, não existe possibilidade da erupção afetar o Brasil. Veja algumas imagens:
Timelapse of the moon rising behind the mountain, serenely watching the eruption. Beautiful. #Vulcano #vulcao #cumbrevieja #LaPalmaeruption pic.twitter.com/h1SQWnKzXc
— Apaiss (@Apaiss1) September 19, 2021
Apocalyptic pictures from the La Cumbre Vieja volcano, a few minutes ago#VolcanLaPalma #LaCumbreVieja #volcano pic.twitter.com/mBU2WxyPuc
— Newsistaan (@newsistaan) September 19, 2021
A volcano erupted on La Palma in Spain’s Canary Islands, sending fountains of lava and a plume of smoke and ash into the air from the Cumbre Vieja national park https://t.co/rnBmT739lW pic.twitter.com/zj8ef2LyoR
— Reuters (@Reuters) September 19, 2021
Ainda segundo Veloso, alguns registros de tsunamis originários de atividade sísmica no Brasil existem. Eles os classifica como ‘minitsunamis’, porque são originários de eventos sísmicos de pequena proporção e também não causam muitos danos. De acordo com o professor, os casos ocorreram em Cananeia (SP) em 1789 e na Baía de Todos os Santos (BA) em 1919. Portanto, para quem lembra de ‘Insolação do Coração’, do Babado Novo, esquece: o Brasil tem terremoto, sim. Tsunami, pelo visto, só dos pequenos.
Publicidade
Será que há mesmo relação entre monogamia e o tradicional "viveram felizes para sempre" dos contos de fadas? Entre...
Muitas vezes achamos que estamos sendo saudáveis e mantendo uma dieta equilibrada ao mandar um delicioso PF ao meio...
Para concluir a mais realista reconstrução facial do faraó Tutancâmon, que governou o antigo Egito há mais de 3,3...
O ano de 2022 está chegando ao fim, mas o conhecimento não para. Ao longo deste ano, biólogos e zoólogos ao redor...
O acelerado derretimento pelo qual a Antártida atravessa não só é visível como pode ser mensurado em números –...
São muitas as receitas que garantem uma vida longeva – da alimentação, aos hábitos, passando por crenças,...
Não faz sequer um ano e meio que a covid-19 surgiu em nossas vidas e até hoje estamos tentando entender direito os...
Uma simulação de teste de câncer se tornou uma realidade para uma estudante de medicina de São Paulo. Gabriella...
Quando os astrônomos descobriram uma supernova em 2016, ela já causava espanto pelo intenso brilho que ofusca sua...