Criatividade

Caça aos Icebergs: gelo de 10 mil anos é utilizado para fabricar a vodka mais pura do mundo

Vitor Paiva - 24/09/2021

Se, para a maioria dos navegantes, aproximar-se de um imenso iceberg seria motivo de alarme e rápida mudança de rota – basta, afinal, pensar no nada discreto exemplo do Titanic para compreender o perigo em potencial -, para alguns destiladores de vodka a visão do gigante de gelo provoca reação contrária ao esperado pelo bom senso. São os “caçadores de Iceberg”, embarcações que se lançam às congelantes águas de uma região canadense conhecida como “Beco dos Icebergs”, ou “Beco dos Icebergs”, para justamente se aproximar ao máximo dos blocos de gelo que navegam próximo à costa da província de Terra Nova e Labrador, no extremo leste do Canadá, e coletar gelo dos milenares icebergs para preparar uma premiada receita de vodka.

Um imenso iceberg "desfilando" pelo "beco" no Canadá

Um imenso iceberg “desfilando” pelo “beco” no Canadá

Um caçador de iceberg "capturando" um bloco

Um caçador de iceberg “capturando” um bloco © The News International

-A68: o derretimento do que já foi o maior iceberg do mundo

A caçada ocorre a cada ano durante a primavera, quando os icebergs se desprendem de geleiras na Groenlândia e, de carona em uma específica corrente marítima, desfilam diante das casas e dos moradores da província. Os glaciais de onde os blocos se soltam remontam à Era do Gelo, e é por isso que a qualidade da água é tão especial: segundo consta, com idade entre 10 e 20 mil anos, o gelo possui uma pureza rara e uma composição específica, com baixos índices de conteúdos minerais e nenhum sabor de sal, em uma fórmula especial para o preparo da Iceberg Vodka, a única bebida do tipo manufaturada e inteiramente feita no Canadá, a partir do que a marca chamada de “a mais pura fonte de água do planeta”.

Os desfiles no Iceberg Alley

Os desfiles no Iceberg Alley costumam durar toda a primavera © Iceberg Vodka

"Pescar" gelo é uma prática especialmente perigosa

“Pescar” gelo é uma prática especialmente perigosa © Iceberg Vodka

-Exploradores encontram iceberg de cabeça pra baixo, e ele é de um azul luminescente raríssimo

A explicação para a pureza do gelo está, segundo os caçadores e fabricantes da bebida, no fato de que tal água congelou em um período muito anterior à revolução industrial, à emissão de gases poluentes e principalmente aos químicos e à poluição que afetam hoje os mares e fontes de água do planeta. Não é por acaso que restaurantes chiques no país costumam oferecer a “água dos icebergs” como um atrativo luxuoso, e uma empresa de turismo intitulada Iceberg Quest Ocean Tours promove o que vem sendo chamada de “corrida do ouro branco”, com viagens para coletar partes dos blocos que incluem doses de rum e outras bebidas devidamente resfriadas com gelo tirado diretamente do passado.

A Iceberg Vodka

A Iceberg Vodka é feita com a “água mais pura do mundo” © Iceberg Vodka/Divulgação

-Conheça a destilaria holandesa que produz vodka a partir de tulipas

Dos 40 mil blocos que desprendem das geleiras da Groenlândia, entre 400 e 800 cruzaram o “beco” durante a primavera até o início do verão: é nesse período que a caçada acontece. Trata-se, é claro, de uma aventura extremamente perigosa, que exige técnica, conhecimento náutico, paciência e distância corretas – o local, afinal, fica somente a 640 quilômetros do ponto onde o Titanic afundou. A Iceberg Vodka é fabricada desde 1995 na cidade de St. John’s, em Terra Nova e Labrador, para depois ser vendida com a promessa especial do sabor de uma bebida que não somente é pura, mas que levou mais de 10 mil anos para ser preparada.

Passeios turísticos também permitem que os visitantes "pesquem" o gelo milenar

Passeios turísticos também permitem que os visitantes “pesquem” o gelo milenar © Iceberg Vodka

Iceberg Vodka

A Iceberg é uma vodka única inteiramente fabricada no Canadá © Iceberg Vodka

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.