Tecnologia

Carro que ‘come poluição’ é lançado para andar sozinho ou com motorista

Redação Hypeness - 16/09/2021

Um carro que se “alimenta” da poluição. Esse é o conceito por trás do Airo, automóvel projetado pelo famoso designer britânico Thomas Heatherwick. O modelo deve entrar em produção em 2023, na China.

– Carro voador completa voo de 35 minutos entre aeroportos; veja vídeo

O carro foi exibido recentemente em um festival do setor em Goodwood, no Reino Unido, mas já havia sido apresentado ao público durante o Salão do Automóvel de Xangai, em abril

O veículo é totalmente autônomo, apesar de poder ser dirigido também, e foi desenhado para parecer uma sala de estar. Ele possui duas fileiras de cadeiras que podem ser movimentadas para ficarem uma de frente para outra, o que permitiria formar uma cama para os ocupantes. 

Há também uma mesa central que pode ser desmontada e o teto possui abertura panorâmica, com um vidro que pode ser escurecido ou clareado. 

– Pet friendly: Tesla lança ‘modo cão’ em seus carros

Além disso, o Airo possui um filtro de ar que consegue recolher o equivalente a uma bola de tênis de partículas poluentes por ano.

Pode não parecer muito, mas pense em uma bola de tênis em seus pulmões. Isso contribui para limpar o ar, e com um milhão de veículos só na China, faz diferença“, afirmou Heatherwick, em entrevista à “BBC”.

O projeto foi feito em parceria com a start-up chinesa IM Motors, com financiamento do Alibaba Group, empresa dona da Ali Express, e outras companhias. 

– Primeiro carro elétrico para usuários de cadeiras de rodas que não demanda habilitação

Apesar de ter sido recebido com desconfiança por críticos do setor — que consideram o Airo apenas como um “carro conceito” —, o veículo está previsto para ser vendido por algo em torno de 40 mil libras, cerca de R$ 290 mil. 

Heatherwick é a mente por trás das sedes do Google em Londres, na Inglaterra, e na Califórnia. Foi das mãos dele também que saiu a pira olímpica das Olimpíadas de Londres, em 2012. 

Publicidade

Fotos: Getty Images e Estúdio Heatherwick


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.