Cientista da NASA responde se alienígenas existem no perfil da agência espacial no Instagram

Vitor Paiva - 23/09/2021

Dentre as muitas perguntas profundas e essenciais já levantadas pela humanidade ao longo dos séculos, algumas se destacam como dúvidas fundamentais sobre a natureza de nossa própria existência e do universo que nos rodeia – e o questionamento sobre a possibilidade de existência de vida fora da Terra e em outros planetas é, sem dúvida, um desses questionamentos fundamentais. Foi essa a pergunta que a NASA levantou em seu perfil no Instagram, levando a interrogação até uma de suas principais cientistas: alienígenas existem, afinal? Há vida fora do nosso planeta?

Dra. Lindsay Hays, astrobióloga da NASA

Dra. Lindsay Hays, astrobióloga da NASA, que respondeu à pergunta no perfil da agência no Instagram © NASA

-Maior astrônomo de Harvard acredita que alienígenas tentaram contato com a Terra em 2017

De acordo com a postagem, astrobiólogas como a Dra. Lindsay Hays, trabalham na agência espacial estadunidense para justamente procurar responder “uma das mais profundas questões do nosso universo”, a respeito da possibilidade de vida para além da Terra. Sabemos, é claro, que objetivamente a vida extraterrestre ainda não foi descoberta mas, como o próprio post diz, isso não quer dizer que não possa existir – ou que não exista: a resposta da Dra. Hays para uma das mais importantes e complexas perguntas da humanidade foi publicada em vídeo no perfil.

-Pesquisadores acreditam em vida extraterrestre nas nuvens de Vênus

“Nós ainda não descobrimos vida em outro planeta, nem provas que cientificamente comprovem a existência de vida extraterrestre, mas, se pensarmos na vida nesse planeta para além das grandes coisas – como elefantes, baleias, árvores – e focarmos nas coisas pequenas, em praticamente todos os lugares da Terra encontramos vida microscópica”, afirma a cientista, lembrando que a humanidade apenas começou a olhar para fora da Terra, como nas diversas missões que atualmente exploram a superfície de Marte ou pelos diversos satélites e telescópios que investigam o espaço nesse momento.

Europa, lua de Júpiter

Europa, lua de Júpiter © WIkimedia Commons

-Novo planeta recém-descoberto pode ter nuvens de água como a Terra

A cientista lembra que Marte é apenas um dos pontos no universo que podem apresentar vida. “Existem luas geladas como Europa, de Júpiter, que parecem possuir oceanos subterrâneos que podem ter vida – e isso é só no nosso Sistema Solar. A cada novo exoplaneta que encontramos ao redor de estrelas, aprendemos mais sobre quantos diferentes ambientes podem apresentar vida”, afirma, sugerindo a imensa dimensão do universo como também o tamanho do questionamento, mas, ao mesmo tempo, das possibilidades de respostas.

Solo de Marte com marcas recentes das atuais missões no planeta

Solo de Marte com marcas recentes das atuais missões no planeta © NASA

-Carl Sagan escreveu ensaios chapado de maconha e dizia que a erva lhe dava ‘inteligência e sabedoria’

Por fim, a astrobióloga lembra que ainda não é possível afirmar que existe vida fora de nosso planeta, mas cita o grande astrônomo Carl Sagan para concluir sua resposta sobre tal grande questão. “O Universo é um lugar realmente grande. Se só nós existimos, me parece um terrível desperdício de espaço”, afirmou Sagan. Ao fim do vídeo, a cientista da NASA reafirma um dos compromisso essenciais de todo o processo científico diante dos grandes questionamentos: “Continuaremos procurando”, ela diz.