Sustentabilidade

Com Mundano, exposição debate clima com globos terrestres em cartão-postal de Salvador

Redação Hypeness - 13/09/2021

Salvador, uma das cidades mais belas e importantes para entender o Brasil, abriga entre os dias 13 de setembro e 12 de outubro, a exposição “17 ODS para um Mundo Melhor”, que faz coro para a urgência da adoção de hábitos sustentáveis

O local escolhido não poderia ser mais emblemático, a Praça Visconde de Cairu, próxima ao Mercado Modelo, no bairro do Comércio. O cartão-postal da capital da Bahia será tomado por 17 globos terrestres de cerca de 1,8 metros de altura. Eles são utilizados como suporte tridimensional por artistas com história ligada às causas sociais.

Exposição debate sustentabilidade em Salvador

Sustentabilidade, pai! 

Participam da mostra nomes de peso do cenário cultural brasileiro, como Mundano, Alexandre Truff,Beatriz de Carvalho, Fabiano Al Makul, Priscila Barbosa, Maramgoní, Fernanda Eva, Pomb, os arquitetos Marcelo Stefanovicz e Consuelo Cornelsen, Giovanna Nucci, Binho Ribeiro, Clara Luz, Truff, Cris Campana, Nando Zenari, os designers Paola Lopes, Glauco Diogenes, Gabriele Rosa e o coletivo SHN – grupo de arte multidisciplinar, que reúne artistas com atuações diversas como artes gráficas, arquitetura, vídeo e pintura. 

Os trabalhos falam de temas de interesse público, como educação, redução de desigualdades, erradicação da fome, agricultura, igualdade de gênero e por aí vai. Salvador recebe ainda uma escultura de globo extra, ilustrada pelo artista plástico baiano Menelaw Sete, convidado para pintar a peça que vai representar o “ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”.

O artista plástico baiano Menelaw Sete participa da abertura

Agenda do clima 

“17 ODS para um Mundo Melhor” já esteve em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e pretende conscientizar o público sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas globais que fazem parte da Agenda 2030 – pacto firmado por 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Catherine Duvignau, CEO da Toptrends – empresa especializada em unir marcas e causas através do marketing cultural-, que assina a mostra -, destaca o papel social da iniciativa pela sustentabilidade. 

Leia também:Palavra, racismo e intolerância linguística: como o falar se movimenta com o tempo

“Através da arte, um poderoso agente de transformação social, queremos convidar as pessoas, de todas as cidades brasileiras, a refletirem sobre o papel de cada um de nós na construção de um mundo sustentável e mais inclusivo”, acentua a executiva.

O evento também conta com a parceria do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial de Cultura, e patrocínio da multinacional Colgate-Palmolive. A iniciativa é inédita na capital soteropolitana e conta com o apoio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Saltur e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador.

“Impacto social engloba obter a Certificação Lixo Zero”, diz Nelson Malta, diretor de Marketing na Colgate-Palmolive do Brasil

Nelson Malta, diretor de Marketing na Colgate-Palmolive do Brasil, patrocinadora do evento, entre as contribuições da marca com a Agenda 2030 tem o compromisso global de até 2025 ter 100% de todo o portfólio feito de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis. 

“A nossa estratégia de sustentabilidade e impacto social engloba obter a Certificação Lixo Zero (atesta a correta gestão de resíduos sólidos) para operações globais e a construção de 100% das novas fábricas com certificado LEED (para construções sustentáveis). Por isso, é do nosso maior interesse participar de um evento como esse, que tem sinergia com os propósitos globais da marca”, destaca.

A abertura oficial será na próxima segunda-feira (13), com a participação do artista plástico baiano Menelaw Sete, que finaliza a sua obra em uma live painting, transmitida pelo perfil @17odsparaummundomelhor no Instagram.

Publicidade

Fotos: foto 1: Gilberto Evangelista/foto 2: Divulgação/foto 3: Gilberto Envagelista


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.