Conceitos matemáticos explicados de forma simples com ilustrações impressionantes

Vitor Paiva - 28/09/2021 | Atualizada em - 01/10/2021

A matemática está por trás de tudo, como uma espécie de codificação universal capaz de demonstrar, das coisas mais simples às mais complexas, como tudo funciona. Ainda que as noções matemáticas mais básicas sejam visíveis e compreensíveis com dois e dois são quatro, algumas regras e noções, quando expostas somente como conceitos ou fórmulas, podem se tornar abstrações difíceis de serem compreendidas ou principalmente vistas – mas para tais casos, o uso de gráficos ou mesmo animações podem demonstrar a verdadeira mágica de um cálculo ou de uma fórmula posta em prática e ilustrada: foi para reunir essas incríveis ilustrações matemáticas que um fórum no site Mathematics foi aberto.

Matemática

A matemática está por trás de tudo, como uma espécie de código essencial © Pixabay

-Apaixonada por números, menina de 12 anos faz sucesso no YouTube ensinando matemática

A pergunta foi postada no site há 7 anos e seis meses, e desde então vem reunindo os mais incríveis gráficos e GIFs tornando visíveis algumas fórmulas e conceitos matemáticos profundos. “Eu sempre gostei de conceitos como a Proporção Áurea ou a Curva de Dragão, que são fáceis de compreender, mas matematicamente belas ao mesmo tempo”, diz o texto que inicia o fórum, que vem reunindo tais exemplos desde então. A animação abaixo, por exemplo, explica, de acordo com o post, como círculos e triângulos retângulos se relacionam, como o seno de um ângulo é a razão entre o cateto oposto a ele e a hipotenusa, e como o cosseno é a razão entre a medida do cateto adjacente e a medida da hipotenusa.

As diversas relações entre ângulos e círculos em um GIF

-Proporção áurea: suposta descoberta matemática grega pode ter raízes africanas

A Curva do Dragão, por exemplo, obedece, segundo a Wikipedia, a uma iteração que se duplica a cada nível e que, a cada iteração, se assemelha ao semblante de um dragão – quando vista, porém, em animação, o conceito se torna tão visível quanto encantador.

Animação mostrando a Curva do Dragão

Animação mostrando a Curva do Dragão © Wikimedia Commons

-A importância da matemática falecida aos 97 anos que decifrou códigos nazistas

Outro exemplo é a máxima de que a soma dos ângulos exteriores de qualquer polígono convexo irá sempre resultar em 360: não entendeu? Então basta olhar o gráfico abaixo para enxergar o que a fórmula define. A animação, postada no fórum e compartilhada abaixo, ilustra em aproximação e animação o processo determinado pela fórmula.

A soma dos ângulos exteriores de um polígono convexo

A fórmula determinada acima em animação

-Primeira mulher a vencer o ‘Nobel da matemática’ estudou formas das bolhas de sabão

Alguns dos conceitos mais essenciais da matemática são também apresentados de forma visível e efetiva entre as postagens reunidas no fórum – como o raio de um círculo, apresentado em GIF como resposta simples à pergunta: o que é um raio? Essa e muitas outras mágicas visuais matemáticas podem ser descobertas e vistas no fórum, que pode ser acessado aqui.

A animação que responde à pergunta sobre o que é o raio de um círculo