Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Na última terça-feira, Portugal se tornou o país que mais vacinou sua população no mundo. De acordo com dados do governo português e do site “Our World in Data“, associado à Universidade de Oxford, o país apresenta 86,94% de sua população vacinada com uma ou duas doses e 81,54% da população completamente imunizada.
– Vacinação contra Covid-19: saiba o percentual de proteção das vacinas
Pessoas circula de máscara na região da Praça do Comércio, em Lisboa, Portugal.
Os dados são surpreendentes para um país que há cerca de oito meses estava em alerta pelo estouro no número de casos de Covid-19. A população de Portugal é de aproximadamente 10,3 milhões de habitantes.
Um dos personagens por trás do advento da vacinação por lá é Henrique Gouveia e Melo, oficial da Marinha que assumiu o cargo de coordenador da campanha de vacinação no país.
O vice-almirante foi selecionado para a equipe após a renúncia de seu antecessor, muito criticado por conta do planejamento relativo à vacinação, no começo do ano. Gouveia e Melo coordenou a distribuição de doses que fez Portugal chegar a vacinar 100 mil pessoas por dia em dado momento.
– Vacina que previne covid e gripe ao mesmo tempo é desenvolvida pela UFMG
“Nós já ganhámos esse vírus, pelo menos, a primeira batalha está ganha e isso é um grande alívio para todos nós“, declarou o vice-almirante, na última quarta-feira, na cidade de Viseu, no centro norte do país.
Henrique Gouveia e Melo, vice-almirante da Marinha portuguesa e coordenador da campanha nacional de vacinação.
Portugal assumiu um papel bastante eficaz ao negociar vacinas com outros países europeus. O governo comprou remessas vindas da Noruega, da Itália e da Hungria, por exemplo. Parte dessas doses foram destinadas para países africanos de língua portuguesa.
Outro ponto que favoreceu a vacinação em massa no país foi a consciência do povo português, que, de maneira geral, acredita do sistema de saúde pública e abraça campanhas de vacinação.
De acordo com o jornal “Público“, de Portugal, uma pesquisa encomendada pelo Parlamento europeu mostrou que os portugueses são os europeus que mais confiam nos benefícios da vacina contra a Covid-19, cerca de 87% da população. De igual forma, 86% dos portugueses acreditam no dever cívico coletivo do programa de vacinação.
A mesma pesquisa indicou que 82% da população portuguesa estava satisfeita ou muito satisfeita com a gestão feita pelo governo no controle da pandemia.
– Máscaras N95, PFF2 e oxímetros: como escolher produtos seguros para se proteger do coronavírus
Bares e restaurantes abertos em Lisboa.
Na última segunda-feira, dia 13, Portugal decretou o fim da obrigatoriedade no uso de máscaras em locais abertos. A lei estava em vigor há quase um ano, desde 28 de outubro de 2020.
Isso só foi possível graças à redução nos números de contaminados e também no número de vítimas fatais da doença. A campanha de imunização, é claro, colaborou bastante para que isso acontecesse.
Segundo a Direção Geral da Saúde (DGS), a exigência de máscara segue para locais fechados e para pessoas que apresentam sintomas ou tiveram contato com alguém com Covid-19. O órgão também orienta que cidadãos e turistas usem máscaras em locais abertos no caso de haver aglomerações.
Publicidade
Você acredita que o Natal é um tempo de fraternidade, amor e alegria, certo? Ele até pode ser, mas não quando se...
Depois de 13 anos vivendo com silicone nos seios, a influenciadora estadunidense Bunnie DeFord dividiu com seu público...
A indústria da pornografia responde por grande parte da tráfego na internet. Para se ter ideia, enquanto uma pessoa...
A atriz Mel Lisboa criou uma polêmica na internet. Ela expôs uma conversa de Whatsapp em que aparece criticando a...
O Brasil é reconhecidamente um país de contrastes. Mesmo assim poucas pessoas esperavam pela notícia de que...
Não há dúvidas, ser mulher no Brasil é uma missão arriscada. Morar em dos países mais machistas do mundo é...
O que acontece quando você faz uma foto dentro do Parque Ibirapuera, um dos pontos turísticos mais visitados de...
Já são sete dias de uma rotina de trabalho incessante. 110 mortos e 238 desaparecidos. A equipe de resgate atua em...
O ano de 2019 não tem sido muito fácil, e um dos motivos está no horário de verão. Ou melhor, na ausência dele,...