Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O governo cubano confirmou que irá regulamentar e legalizar o uso de criptomoedas para pagamentos e outras movimentações financeiras no país. A medida está prevista para entrar em vigor no dia 15 de setembro, e trará uma série de normas determinadas pelo Banco Central do país para o uso das moedas digitais pela população cubana – os maiores detalhes não foram ainda divulgados, mas a expectativa é que a novidade seja eficaz para contornar os bloqueios e sanções internacionais impostas pelos EUA sobre a economia da ilha.
As moedas digitais já vêm sendo utilizadas pela população da ilha © Getty Images
-Cuba experimenta dois lados da moeda com chegada de internet móvel
A partir da resolução reconhecendo as moedas digitais publicada no Diário Oficial cubano na semana passada as autoridades do país irão determinar as regras para o uso, que pode ser aplicado tanto em serviços dentro da própria ilha, quanto para envio e recebimento de quantias financeiras. Segundo a resolução, as operações com criptomoedas serão regulamentadas pelo estado e oferecendo garantias de seu uso pelo Banco Central “por motivos de interesse econômico”, lembrando que as moedas não podem ser utilizadas em atividades ilegais.
Sede do Banco Central de Cuba: a previsão é que a medida seja oficializada na próxima semana © Presidência/Banco Central de Cuba
-Cuba passa por onda de protestos inédita em meio à pandemia. O que está acontecendo na ilha
A novidade em Cuba pega carona em adoção recente ocorrida em El Salvador, que se tornou o primeiro país a reconhecer o bitcoin, mais popular e estável das criptomoedas, como uma moeda oficial. O uso do dinheiro digital pela população salvadorenha se popularizou como um meio eficaz e seguro de facilitar justamente o envio de remessas por migrantes para o país, principalmente a partir dos EUA. A dimensão de tais quantias sobre a economia do país não é nada discreta: segundo especialistas, cerca de 20% do PIB de El Salvador é formado pelas quantias enviadas por cidadãos dos EUA para o país.
O embargo, comercial e financeiro imposto pelos EUA contra Cuba foi imposto em 1962 pelo governo Kennedy como forma de se opor à Revolução Cubana e ao governo comunista na ilha, e se tornou o mais severo e longevo bloqueio da história moderna. Apesar da ONU anualmente condenar a medida, a situação só pode ser suspensa pelo congresso dos EUA e, ainda que o governo Obama tenha relaxado diversas medidas e começado uma reaproximação com Cuba, o governo Trump retomou proibições econômicas e de viagem nas relações entre os dois países.
As moedas digitais poderão ser instrumentais para driblar o embargo © Getty Images
-E se a Venezuela adotasse o bitcoin como moeda nacional?
É nesse cenário, portanto, que a permissão do uso de criptomoedas entre a população cubana pode representar um atalho eficaz para parcialmente driblar o efeito das sanções impostas pelos EUA. A novidade poderá trazer maior liberdade financeira para a população, bem como permitir a entrada de quantias de forma indireta e controlada no país – estima-se que as moedas digitais já sejam utilizadas informalmente no país como meio dos cubanos “internacionalizarem” suas finanças.
O bitcoin não é a única, mas é a mais popular e valorizada das criptomoedas © Getty Images
Publicidade
3 exemplos espetaculares de como utilizar a tecnologia de projeção video mapping em diferentes...
Se na maior parte das vezes os memes existem para nos divertir simplesmente, volta e meia surgem alguns que parecem...
A Prefeitura da cidade de Votorantim, no interior de São Paulo, adotou as faixas de pedestre 3D, ainda em fase...
Uma pesquisadora especializada em micróbios das vísceras e obesidade descobriu uma conexão talvez repugnante para...
Enquanto o sucesso na carreira dos homens pode parecer uma consequência natural do trabalho, é fácil perceber que o...
A asma já é tão comum que muitas vezes sequer percebemos algumas das dificuldades que quem convive com a doença...
Aparentemente, as “casas inteligentes”, equipadas com dispositivos de smarthome, podem fazer consideravelmente mais...
Ah... Se você vive em São Paulo já cansou de ouvir a famosa (e insuportável) frase no metrô: "estamos aguardando a...
Depressão é doença séria. Assim como na diabetes (tipo I), em que o pâncreas não consegue fornecer a insulina...